Bode na Sala
Artigos Filmes Opinião Teoria

Teoria: Morbius fará parte do MCU?

Teoria: Morbius fará parte do MCU?

Depois que Sony Pictures e The Walt Disney Company fecharam um novo acordo para a manutenção do Homem-Aranha no Universo Cinematográfico Marvel em setembro último, muitas teses surgiram sobre a inclusão de outras produções da Sony no MCU, como a estreia de Morbius e a continuação de Venom, ambas com lançamento programadas para este ano.

Na última segunda, 13 de janeiro, a Sony Pictures divulgou o primeiro trailer de Morbius e a internet repercutiu o vídeo à exaustão. Dois instantes foram especialmente marcantes e, consequentemente, os mais comentados: um rápido vislumbre de um pôster do Homem-Aranha de Tobey Maguire e uma pequena aparição do ator Michael Keaton, possivelmente reprisando seu papel como Adrian Toomes / Abutre, de Homem-Aranha: Longe de Casa (2017).

Apesar de breves, estes momentos foram suficientes para reascender antigos rumores e, claro, dar origem a novas especulações. Se o público já contava como certa a inclusão dos filmes da Sony no MCU, esta aparição de Keaton foi recebida como uma confirmação. Além disto, com o pôster do Aranha de Maguire, surgiram teorias colocando Morbius no Aranhaverso e, em última análise, o Aranhaverso no MCU.

Talvez eu esteja errado, mas sinceramente duvido que Morbius ou Venom sejam ou se tornem parte do MCU. O cartaz do Aranha de Maguire e, principalmente, a aparição do Abutre de Keaton fazem parte de uma provável – e óbvia – estratégia de marketing da Sony. Por isto lemos os dizeres “Em associação com a Marvel”, “Do mesmo estúdio de Homem-Aranha: De Volta ao Lar”, “Do mesmo estúdio de Homem-Aranha: Longe de Casa” e “Do mesmo estúdio de Venom” ao longo do trailer. É uma forma da Sony tentar convencer o público que existe um Aranhaverso live action e suas produções fazem parte do MCU, mas sem assumir qualquer compromisso com isto.

Sony e Disney têm um contrato para o uso compartilhada do Homem-Aranha nos cinemas. Não é o Peter Parker / Homem-Aranha do Tom Holland, o contrato trata de qualquer outra adaptação cinematográfica do personagem. Portanto, não há qualquer chance de retorno de Maguire, ou até mesmo de Andrew Garfield, ao papel sem a autorização da Disney. Os direitos sobre as adaptações cinematográficas do Homem-Aranha podem voltar, única e exclusivamente, para as mãos da Sony? Até podem, mas não neste momento. Então, além de fazer parte de uma estratégia de marketing da Sony, é bem possível e provável que, no filme, o pôster não passe de um referência, um easter egg, um fan service.

E aparição de Abutre? No final de setembro de 2019, um novo contrato de compartilhamento do Homem-Aranha foi selado entre Sony e Disney. Muito provavelmente este novo tratado deve ter revogado as combinações anteriores. Possivelmente a nova resolução deve tratar sobre o uso dos personagens que o Marvel Studios ainda tem interesse (como Peter Parker / Homem-Aranha e Tia May), incluindo novos personagens relevantes para a Marvel (como o vilão do terceiro filme), e descartando aqueles já usados pelo estúdio.

Não faria sentido para Marvel continuar pagando pelos direitos compartilhados de Adrian Toomes / Abutre ou Quentin Beck / Mystério se estes personagem não fazem parte do futuro do MCU. Provavelmente, a totalidade dos direitos cinematográficos destes personagens retornaram para a Sony após o novo contrato com a Disney, e a Sony, aproveitando esta lacuna, colocou o Abutre de Keaton para atrair a atenção do público e talvez até pressionar a Disney para incluir seus longas no MCU.

Analisando logicamente, uma aparição do Abutre de Keaton colocaria Morbius dentro do MCU, pelo menos tecnicamente. Por isto, são grandes as chances da Sony estar se aproveitando das brechas contratuais para promover seu filme. Talvez Morbius ou Venom façam alguma referência menos discreta ao MCU, especialmente aos filmes do Homem-Aranha coproduzidos pela Sony, mas não esperem muito mais do que isto.

É preciso lembrar que recentemente a Disney entregou todo o controle criativo da Marvel Entertainment (incluindo cinema, TV e publicações impressas e digitais) nas mão de Kevin Feige. Alguém acredita que a Disney teria feito isto e, ao mesmo tempo, permitiria que a Sony interferisse em algo?

Portanto, mesmo que Morbius faça, ainda que indiretamente, parte do MCU, isto não significa, de forma alguma, que os acontecimentos do longa venham repercutir em outros filmes da Marvel, nem mesmo no próximo Homem-Aranha. Se Kevin Feige ignorou as séries da própria Marvel Television, por que aceitaria a intromissão da Sony?

Morbius tem estreia mundial programada para o dia 31 de julho, foi dirigido por Daniel Espinosa (Vida, 2017) e é estrelado por Jared Leto, que dá vida ao personagem-título.


Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre filmes e séries? Curta a nossa página no Facebook!

The following two tabs change content below.

Dudu Correa

Dudu Correa é profissional de Comunicação e TI. Entusiasta da física quântica, um dos poucos brasileiros sem pós em Harvard. Curte filmes, séries e HQs, mas só coleciona histórias para contar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close