Bode na Sala
Destaque Especiais Séries Teoria TV

Teoria: 10 previsões sobre a Crise nas Infinitas Terra do Arrowverse

Teoria: 10 previsões sobre a Crise nas Infinitas Terra do Arrowverse

A Crise nas Infinitas Terras, uma das maiores sagas da editora DC Comics, foi uma série de histórias em quadrinhos publicada pela editora em 12 edições ao longo do ano de 1986. A história foi fundamental para que a DC encerrasse o conceito de multiverso, baseado na criação de terras paralelas com heróis diferentes ou versões alternativas dos seus heróis mais populares. Os eventos repercutiram simultaneamente em todas as HQs da editora na época.

Nesta saga, o Antimonitor, ser que se fortalece à medida que universos são destruídos por uma energia chamada antimatéria, tenta destruir toda a existência do multiverso. Sua contraparte, o Monitor, reúne os heróis de diversas realidades para tentar frustrar os planos do vilão. Em 8 de dezembro, o The CW vai exibir o primeiro episódio — de um total de cinco — que vai adaptar esta saga para o Arrowverse.

Quem não acompanha as séries de televisão da DC Comics no The CW, talvez, não esteja familiarizado com o termo Arrowverse, mas, como a expressão sugere, se trata de um multiverso ficcional compartilhado entre as séries em exibição no canal norte-americano, com base em personagens da editora de quadrinhos.

Este universo teve início em 2013, com a aparição de Barry Allen na 2ª temporada da série Arrow. Em 2014, o Arrowverse se expandiu com a estreia da série The Flash e não parou mais. Em 2016, um novo spin-off com personagens recorrentes da séries Arrow e The Flash foi lançado pelo The CW: Legends of Tomorrow. No mesmo ano, a série Supergirl, que teve sua primeira temporada transmitida pela CBS, passou a ser exibida pelo The CW, integrando o Arrowverse, porém numa terra diferente de Arrow, The Flash e Legends of Tomorrow. Em 2018, Elseworlds, um crossover entre as séries Arrow, The Flash e Supergirl, introduziu a personagem Batwoman, cuja a série estreou este ano.

Das atrações transmitidas pelo The CW, atualmente, apenas Black Lightning não está situada no Arrowverse, mas com a chegada do crossover Crise nas Terras Infinitas, tudo indica que, além de Black Lightning, todas as séries baseadas em personagens da DC Comics, inclusive as antigas, Batman (exibida nos anos 1960 pela ABC), Wonder Woman (exibida nos anos 1970 pela ABC e CBS), The Flash (exibida nos anos 1990 pela CBS), Birds of Pray (exibida nos anos 2000 pelo The WB) e Smallville (exibida nos anos 2000 pelo The WB / The CW) passarão a fazer parte do Arrowverse, cada uma se passando em uma Terra diferente.

Os crossovers acontecem anualmente entre as séries do The CW, entretanto este promete ser o maior de todos os tempos, não só pelo número considerável de fan services que veremos na tela, mas também pelas consequências desta Crise, que serão definitivas para o Arrowverse.

Vamos conhecer as 10 previsões para a Crise nas Infinitas Terra do Arrowverse:

1 – Expansão do Arrowverse

Como comentamos anteriormente, desde a primeira expansão do Arrowverse, ele não parou mais de crescer. E ao que tudo indica, a Crise fará um retcon em todas as séries live action baseadas nos personagens da DC Comics, incluindo todas elas ao Arrowverse. Já está confirmada a participação de Burt Ward, o Dick Grayson / Robin da série The Batman, Lynda Carter, a Diana Prince / Mulher Maravilha da série Wonder Woman, John Wesley Shipp, o Barry Allen / Flash da série The Flash, Ashley Scott, a Helena Kyle / Caçadora da série Birds of Pray, além de Tom Welling e Erica Durance, respectivamente, Kal-El / Clark Kent e Lois Lane da série Smallville. Existem rumores apontrando que 2 personagens da série Titans, exibida pelo serviço de streaming DC Universe, apareçam no crossover.

2 – O Reino do Amanhã será umas das Terras do Arrowverse

Além da participação dos atores supracitados, Brandon Routh, que atua como Ray Palmer / Átomo no Arrowverse, vai voltar a representar Kal-El / Clark Kent / Superman, papel que ele desempenhou no filme Superman: O Retorno (2006). Pelas imagens divulgadas pelo The CW, o traje que Routh usará no especial é idêntico ao usado pelo Superman no arco O Reino do Amanhã das HQs. Corroborando com a nossa desconfiança, o dublador Kevin Conroy, que dá voz a Bruce Wayne / Batman nas animações desde 1992, foi confirmado no papel de Bruce Wayne, e apareceu em imagens oficiais trajando o exoesqueleto que o personagem usa na mesma saga.

3 – Três Clark Kents, dois Supermen

Foi confirmado que veremos 3 Clark Kents juntos no crossover: Tom Welling, Brandon Routh e Tyler Hoechlin, o Kal-El / Clark Kent / Superman da série Supergirl. Porém, isto não significa que teremos 3 Supermen lutando juntos na Crise. Rumores apontam que a participação de Welling será breve, como, inclusive, declarou o próprio ator. Possivelmente na Terra de Smallville, o Superman deva ter se aposentado e não vá voltar à ativa.

4 – Oliver Queen vai morrer

Não chega ser uma novidade para ninguém, afinal, já foi Foi anunciado que a 8ª e atual temporada de Arrow é a última. Quem assistiu o Elseworlds e acompanhou a 7ª temporada de Arrow já conhece o destino do personagem. Além disto, o The CW já anunciou a série Green Arrow & The Canaries, que vai se passar no futuro e contará o que aconteceu com Star City após a morte de Oliver Queen / Green Arrow (Stephen Amell).

5 – Legends of Tomorrow deve acabar

Green Arrow & The Canaries não foi a única série anunciada pelo The CW. O canal também anunciou a série Superman & Lois, que também vai se passar no futuro e contará a história de Clark Kent e Lois Lane após o nascimento do filho deles, Jonathan Kent. Como a grade de programação do The CW tem espaço para exibição de apenas 6 produções da DC, Legends of Tomorrow provavelmente será cancelada. Os executivos do The CW já falaram que esta é uma das séries mais caras do canal e, também, uma das que tem menor audiência.

6 – A maioria das Terras serão destruídas

Sabemos muito pouco das Terras que ainda não foram apresentadas, mas é fato que a maioria delas serão apresentadas e destruídas durante o crossover. E isto pode incluir a Terra-90 da série The Flash exibida nos anos 1990. É presumível que as Terras de Robin, Mulher Maravilha, Smallville e do Reino do Amanhã, tenham o mesmo destino e, inclusive, estes heróis podem acabar morrendo.

7 – Alguns heróis devem morrer

Além de Oliver Queen / Arqueiro Verde e os heróis que habitam as Terras destruídas pelo Antimonitor (LaMonica Garrett), possivelmente alguns heróis da Terra-1 devam morrer no confronto com o vilão. Nas HQs, temos as mortes de Flash e Supergirl, mas isto não deve acontecer na TV. Como vimos em Elseworlds, Queen fez um acordo misterioso com o Monitor (LaMonica Garrett) para salvar a vida de ambos. É provável que tenhamos baixas entre os heróis coadjuvantes de Arrow, The Flash e, principalmente, Legends of Tomorrow.

8 – Black Lightning deve integrar o Arrowverse

Atualmente, das 6 séries live actions baseadas em personagens da DC Comics produzidas pelo The CW, Black Lightning é a única que não se passa no Arrowverse. Como o herói de Freeland está confirmado na crossover, é possível que os eventos da Crise levem à integração da sua série ao Arrowverse.

9 – Supergirl deve integrar a Terra-1 do Arrowverse

Como dissemos anteriormente, a 1ª temporada de Supergirl foi produzida e exibida pala CBS e, originalmente, não faria parte do Arrowverse. Com a migração da série para o The CW, um retcon inseriu Supergirl na Terra-38 do Arrowverse. Considerando que uma das consequência da Crise é a extinção do multiverso, é possível que a série da Garota de Aço passe a acontecer na Terra-1 do Arrowverse.

10 – Liga da Justiça

Em Elseworlds, Kara Zor-El / Kara Danvers / Supergirl (Melissa Benoit) comenta com Kate Kane / Batwoman (Ruby Rose) que seus primos, respectivamente, Superman e Batman, haviam trabalhado junto em sua Terra (Terra-38). Já está confirmado que teremos Superman e Batman do Reino do Amanhã juntos. Dificilmente veremos alguma formação da Liga da Justiça, mas pode ser que equipe seja referenciada em algum momento do crossover.


Assim como nas HQs, a Crise nas Infinitas Terras deve mudar permanentemente o Arrowverse, porém cabe lembrar que todas as informações devem ser tratadas como rumor ou especulação, exceto aquelas confirmadas pelo The CW. O crossover será divido em dois blocos: o primeiro será transmitido nos dias 8, 9 e 10 de dezembro, enquanto o segundo será exibido em 14 de janeiro de 2020, com dois episódios acontecendo em sequência. No Brasil, o Warner Channel já confirmou que exibirá o especial, mas ainda não oficializou as datas da transmissão.


Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre filmes e séries? Curta a nossa página no Facebook!

The following two tabs change content below.

Dudu Correa

Dudu Correa é profissional de Comunicação e TI. Entusiasta da física quântica, um dos poucos brasileiros sem pós em Harvard. Curte filmes, séries e HQs, mas só coleciona histórias para contar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close