Bode na Sala
Artigos Games

Death Stranding utiliza o polêmico crunch e o que isso diz sobre a indústria gamer

Death Stranding utiliza o polêmico crunch e o que isso diz sobre a indústria gamer

Apesar de todo mundo amar as obras de Hideo Kojima (mesmo com a existência do Raiden de MGS 2), é inegável que até ele iria se envolver em uma polêmica. Contudo, para surpresa de todos, Kojima recorreu a uma das mais polêmicas ‘técnicas para conseguir finalizar Death Stranding a tempo: o crunch.

O crunch sempre foi motivo de discórdia entre a indústria e os players. Até pouco tempo atrás, sem conhecimento do uso dessa técnica, muitas empresas alegavam que as horas extras praticadas pelos desenvolvedores estava especificada nos contratos. Com o tempo, a medida não só foi motivo de discussão, como acarretou em processos que envolveram famosas franquias como: GTA, FIFA e até Dragon Ball. Os estúdios sempre disseram que a compensação econômica era proporcional às horas trabalhadas, mas o que se viu foram relatos muito tristes que foram comparados à escravidão em alguns casos.

Especificamente no caso de Death Stranding, surpreende que o próprio Kojima — que fundou o estúdio do game — tenha autorizado essa situação. No Japão, a própria Konami já fazia o mesmo, e o lendário diretor se queixou do crunch de forma velada no desenvolvimento dos games da franquia MGS. Assim sendo, a divulgação do crunch de forma aberta (já que o anúncio foi feito no Twitter do Kojima), levanta a questão de tudo continua da maneira que sempre foi, e mesmo com os avanços das leis sobre o tema, a própria indústria parece não ligar muito para a demanda dos trabalhadores.

Como a reação dos fãs foi negativa, não dá pra saber se essa é uma situação pontual praticada pelo Kojima, ou se ele sofreu algum tipo de pressão da Sony para conseguir terminar o game a tempo do lançamento. Ainda que não se trate de algo exclusivo da Sony — como já explicamos acima — é interessante notar que a polêmica surge envolvendo empresas japonesas, justamente onde surgiram os primeiros relatos da prática.


Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre filmes e séries? Curta a nossa página no Facebook!

The following two tabs change content below.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close