Bode na Sala
Destaque Filmes Notícias Teoria

Teoria | Viúva Negra não será um filme de origem

Teoria | Viúva Negra não será um filme de origem

Quando o Marvel Studios confirmou o filme da Viúva Negra, a internet acreditou tratar-se de um filme de origem, que contaria a história de Natasha Romanoff (Sacarlett Johansson) desde a sua iniciação na Sala Vermelha até ser recrutada por Nick Fury (Samuel L. Jackson) como agente da S.H.I.E.L.D..

Logo após o anúncio, Vingadores: Ultimato (2019) estreou e descobrimos que a personagem se sacrificou em Vormir para que Clint Barton/Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) obtivesse a Joia da Alma e o plano dos Vingadores tivesse êxito.

É óbvio que quando se trata de MCU, parte do público, incluindo este que vos escreve, iria ao cinema para assistir ao filme de origem de um personagem, mesmo conhecendo o seu destino trágico. Mas seríamos uma parcela significativa o suficiente para garantir o sucesso comercial deste filme?  Seria arriscado para o Marvel Studios, para dizer o mínimo.

Ademais, Samuel L. Jackson declarou, recentemente, que seu personagem, Nick Fury, não estará em Viúva Negra. Considerando que o ator tenha falado a verdade, não dá para contar a origem da heroína sem a presença do diretor da S.H.I.EL.D..

Além dos fatos supracitados, um filme de origem da Viúva Negra estaria descartado por outros dois motivos: primeiro, porque sua origem foi brevemente apresentada em Vingadores: Era de Ultron (2015); segundo, porque o filme da heroína marca o início da Fase 4 do MCU e a personagem morreu na Fase 3.

Alguns produtores de conteúdo ligados à cultura pop acreditam que o filme vá retratar o que aconteceu na missão em Budapeste, mencionada sempre que Viúva Negra e Gavião Arqueiro interagiam, enquanto outros acreditam que o filme vai se passar em algum momento entre Capitão América: Guerra Civil (2016) e Vingadores: Guerra Infinita (2018). Pouco provável!

Por se tratar de um filme de despedida da personagem é factível que a trajetória de Natasha seja revisitada, inclusive servindo de referências para contextualizar o espectador, mas dificilmente o enredo (plot) do longa deva se concentrar no passado da heroína.

A pergunta que devemos fazer é a seguinte: como Viúva Negra vai contribuir com o futuro do MCU? A resposta é relativamente simples. O filme deve se passar em algum período entre morte de Thanos (Josh Brolin) e o momento em que de Scott Lang/Homem-Formiga (Paul Rudd) retorna do Reino Quântico, introduzindo personagens recorrentes na Fase 4.

Se você acompanha o Bode na Sala, já deve ter lido nossa teoria sobre os Vingadores Sombrios e os Jovens Vingadores na Fase 4 do MCU, onde especulamos que o filme da Viúva Negra poderia apresentar um personagem para cada equipe.

Na ocasião, ponderamos que Yelena Bolova, a segunda Viúva Negra da HQs, surgiria com uma vilã, enquanto Ava Orlova/Viúva Vermelha como uma heroína. Inclusive, publicamos uma matéria com fotos do set de gravação de Viúva Negra, que evidenciam a participação de Yelena, interpretada pela atriz Florence Pugh.

Porém, diferente do que acreditávamos, Yelena não deverá ser um vilã, mas sim um heroína, considerando o recente surgimento de fotos de um personagem cuja a caracterização remete ao vilão Treinador, que nos quadrinhos fez parte dos Thuderbolts, grupo de vilões que auxiliaram Norman Osborn, líder dos Vingadores Sombrios.

O longa poderia ser uma adaptação do livro Viúva Negra: Vermelho Eterno (2017), da escritora Margaret Stohl. Na publicação, crianças de toda a Europa Oriental começam a desaparecer e os rumores são de que elas foram sequestradas para experimentos da Sala Vermelha.

Natasha Romanoff suspeita que seu velho professor, Ivan Somodorov, esteja de volta, e que Ava Orlova, uma adolescente que foi submetida a uma série experiências na Sala Vermelha até ser resgatada pela Viúva Negra e posta sob proteção da S.H.I.E.L.D., seja capaz de detê-lo.

Suponho que no filme, depois do estalar de dedos de Thanos, Ivan poderia aproveitar a oportunidade de um mundo caótico para retomar a Sala Vermelha. Ele sequestraria Yelena, que seria resgatada por Natasha.  Em um conflito entre Natasha e Ivan, o vilão ficaria gravemente ferido e injetaria em si os experimentos que vinha administrando em Yelena.

Ele adquiriria habilidades sobre-humanas e buscaria vingança contra a heroína. Com os aprimoramentos ele se tornaria um vilão perigoso, e sem querer envolver os Vingadores remanescentes, Natasha recrutaria Yelena para resolver as contas com o passado.

No final do longa, Yelena descobria sobre o sacrifício de Natasha em Vormir, decidindo assumir o manto de Viúva Negra. Em uma eventual cena-pós créditos, poderíamos descobrir que o Treinador sobreviveu e que estaria se juntando a um grupo de vilões para dominar o mundo, já que, atualmente, não temos uma equipe de Vingadores ativa.

E você, o que espera do filme solo da Viúva Negra? Acredita que isto possa acontecer ou tem uma teoria diferente?


Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre filmes e séries? Curta a nossa página no Facebook!

The following two tabs change content below.

Dudu Correa

Dudu Correa é profissional de Comunicação e TI. Entusiasta da física quântica, um dos poucos brasileiros sem pós em Harvard. Curte filmes, séries e HQs, mas só coleciona histórias para contar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close