Bode na Sala
Destaque Filmes Notícias

Rubens Ewald Filho, famoso crítico de cinema, morre aos 74 anos

Rubens Ewald Filho, famoso crítico de cinema, morre aos 74 anos

O jornalista Rubens Ewald Filho morreu na tarde de hoje, 19, no Hospital Samaritano, em São Paulo. Ewald Filho tinha 74 anos e estava internado desde o dia 23 de maio. O motivo para sua internação foi um desmaio sofrido após cair de uma escada, queda essa causada por uma arritmia cardíaca.

Rubens Ewald Filho era mais famoso por ser um renomado crítico de cinema, sendo considerado por muitos um dos maiores do Brasil. A paixão por cinema veio quando ainda era uma criança, época em que criou o hábito de anotar em um caderno os nomes de todos os filmes que assistia, incluindo a ficha técnica com os nomes do elenco, diretores e roteiristas.

Durante os anos 70, Ewald Filho trabalhou também como ator, tendo aparecido nos filmes As Gatinhas, de 1977. Ele também atuou como roteirista de cinema e TV, tendo escrito a segunda versão da famosa novela Éramos Seis ao lado de Sílvio de Abreu também em 77, para a TV Tupi. Mas sua carreira mais notável foi como amante de cinema.

Ewald Filho apresentou durante anos a cerimônia do Oscar para o TNT. Ele possuía uma memória enciclopédica sobre filmes, e muita gente o considerava como um dos rituais para acompanhar a premiação. Seu conhecimento sobre cinema foi registrado em inúmeros livros, cujo principal destaque é o Dicionário de Cineastas, que serve de consultas para muitos profissionais do ramo.

O mundo perdeu alguém que era apaixonado por cinema, mas o céu acaba de ganhar mais uma estrela.


Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre filmes e séries? Curta a nossa página no Facebook!

The following two tabs change content below.

João Vitor Hudson

João Vitor Hudson é um publicitário aos 22 anos. Ama cinema desde quando desejava as férias escolares só pra assistir todos os filmes do Cinema em Casa e da Sessão da Tarde. Ama o MCU, e confia bastante no futuro da DC nos cinemas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close