Bode na Sala
Artigos Destaque Filmes Teoria

Teoria: Vingadores Sombrios x Jovens Vingadores na Fase 4 do MCU

Teoria: Vingadores Sombrios x Jovens Vingadores na Fase 4 do MCU

Homem-Aranha: Longe de Casa encerrará a Fase 3 do Universo Cinematográfico Marvel (MCU). Muito possivelmente, o filme deverá funcionar como uma grande cena pós-créditos, repercutindo as consequências de Vingadores: Ultimato e anunciando o que vem por aí.

Eu pretendia apresentar duas teorias, uma sobre os personagens que devem aparecer na Fase 4 do MCU e outra sobre o que podemos esperar do filme da Viúva Negra (2020) e das minisséries do Disney+. Quando fui escrever a primeira, percebi que ela estava intrinsecamente ligada à segunda, o que resultou na apresentação de uma única teoria.

Analisando o desfecho de Vingadores: Ultimato, os trailers de Homem-Aranha: Longe de Casa e as entrevistas recentes do pessoal (staff) do Marvel Studios, é factível apontar que Reinado Sombrio será o próximo arco adaptado para o cinema e, talvez, tenhamos Norman Osborn como a grande ameaça da Fase 4, culminando em um filme em que os Vingadores Sombrios serão confrontados pelos Jovens Vingadores, eventualmente liderados pelo Homem-Aranha/Peter Parker (Tom Holland).

Nas HQs, o Reinado Sombrio teve início logo após a conclusão da saga Invasão Secreta. Como esta saga (ainda) não aconteceu no MCU, a Saga do Infinito — mais precisamente o filme Vingadores: Ultimato — pode ser o epicentro de origem da adaptação cinematográfica do arco protagonizado por Norman, já que a conjuntura é semelhante.

Contextualizando, neste arco, os comandados de Osborn assumiram as identidades heróicas dos Vingadores que não haviam obedecido à Lei de Registro de super-humanos. O vilão deteve quase todo o patrimônio tecnológico de Stark, a confiança do governo e da sociedade americana, inclusive assumindo a diretoria da H.A.M.M.E.R., agência que substituiu a S.H.I.E.L.D., extinta após o fracasso em conter os efeitos da invasão alienígena.

Em Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017), vimos que a Torre Stark foi vendida. Embora não conheçamos seu novo dono, é presumível que Norman tenha comprado a propriedade (que aparece sendo reformada nos trailers de Homem-Aranha: Longe de Casa) e que o prédio abrigará a sede das Indústrias Oscorp.

Publiquei anteriormente uma teoria afirmando que Mysterio/Quentin Beck não estará trabalhando sozinho em Homem-Aranha: Longe de Casa e que sua atuação pode ser parte de um plano maior orquestrado por Osborn, que estaria arquitetando uma forma de se apropriar do Legado de Tony.

Nas HQs, Norman contou com a colaboração de alguns aliados importantes que podem acabar aparecendo em uma adaptação cinematográfica dos Vingadores Sombrios, unindo personagens de duas equipes que foram lideradas por ele em Reino Sombrio. A Cabala, uma espécie de versão maligna do Illuminati, e os Thunderbolts, grupo de super-vilões que se passavam por heróis e, posteriormente, virou um grupo de anti-heróis.

Adaptados da Cabala, teríamos dois personagens. Loki (Tom Hiddleston) que supostamente continua vivo em uma linha do tempo alternativa em poder do Tesseract, que lhe permite viajar pelo espaço e, talvez isto, inclua outras dimensões, inclusive funcionando com uma possível explicação para a origem de Mysterio e dos seres elementais em Homem-Aranha: Longe de Casa. Namor, pois conta com duas supostas referências no MCU, uma em Homem de Ferro 2 (2010) e outra em Vingadores: Ultimato, inclusive dando margem a teorias que apontam o personagem como vilão na sequência de Pantera Negra (2017).

Vindo dos Thubderbolts, teríamos três personagens. Barão Zemo/Helmut Zemo (Daniel Brühl), que após sua participação em Capitão América: Guerra Civil (2016), tem retorno confirmado na minissérie Falcão e Soldado Invernal. Hulk Vermelho, considerando que as aparições de sua contra-parte, Thaddeus Ross (William Hurt), em Capitão América: Guerra Civil, Vingadores: Guerra Infinita (2018) e Vingadores: Ultimato não foram gratuitas. Yelena Belova, a segunda Viúva Negra das HQs, que poderia ser apresentada no filme Viúva Negra.

Não seria difícil escrever um roteiro para uma eventual adaptação cinematográfica dos Vingadores Sombrios unindo Patriota de Ferro/Norman Osborn, Loki, Namor, Barão Zemo/Helmut Zemo, Thaddeus Ross/Hulk Vermelho e Yelena Belova/Viúva Negra. E os Jovens Vingadores, onde entrariam nesta história? Assim como os Vingadores Sombrios, os Jovens Vingadores seriam apresentados e/ou desenvolvidos nos futuros filmes minisséries do MCU.

Admitindo que os Vingadores Sombrios sejam liderados por Osborn, é plenamente natural e crível que o Homem-Aranha decidisse reunir uma equipe para enfrentar a ameaça, recrutando os quatro jovens heróis que ele conheceu no funeral de Tony Stark: Shuri (Letitia Wright) que em tese já conheceria Namor como o vilão de Pantera Negra 2; Gaviã Arqueira/Lila Barton (Ava Russo), personagem a ser desenvolvida na minissérie do Gavião Arqueiro; Estatura/Cassie Lang (Emma Fuhrmann), personagem a ser desenvolvida em uma continuação de Homem Formiga e a Vespa (2018); e Harley Keener (Ty Simpkins) como o Rapaz de Ferro, afinal, seria uma ótima justificativa para ele ter retornado em Vingadores: Ultimato. Ainda fariam parte dos Jovens Vingadores, Ava Orlova/Viúva Vermelha, personagem a ser apresentada em Viúva Negra, e o Hulking, personagem a ser apresentado em WandaVision.

Acredito que em WandaVision, Wanda Maximoff (Elizabeth Olsen) procure Bruce Banner (Mark Rufallo) e Shuri para reconstruir o Visão (Paul Bettany). A jovem cientista tem o backup da mente, mas não domina a tecnologia para construir um novo corpo. Eles recorreriam à Dra. Helen Cho (Claudia Kim), que criou o corpo do Visão usando o berço regenerador em Vingadores: Era de Ultron (2015). A citologista diz a Banner que, talvez, possa curar o seu braço, mas acaba descobrindo que não pode ajudá-lo, após constatar que a fisiologia do Hulk não é humana.

Como ele não consegue mais voltar para a forma totalmente humana, Helen apresenta Bruce ao seu filho Amadeus, que consegue “tirar” o Hulk dele. Nas HQs, Amadeus Cho é o Totalmente Incrível Hulk, um jovem cientista brilhante que consegue separar o Hulk de Banner através de um processo nanotecnológico e acaba se tornando novo hospedeiro do monstro, controlando inclusive sua transformação. Amadeus Cho poderia ser o Hulking no MCU.

E você, leitor, aposta em uma adaptação de Vingadores Sombrios x Jovens Vingadores ou acredita que esta teoria não passa de um mero devaneio?


Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre filmes e séries? Curta a nossa página no Facebook!

The following two tabs change content below.

Dudu Correa

Dudu Correa é profissional de Comunicação e TI. Entusiasta da física quântica, um dos poucos brasileiros sem pós em Harvard. Curte filmes, séries e HQs, mas só coleciona histórias para contar.

Comments

  1. […] Teoria: Vingadores Sombrios x Jovens Vingadores na Fase 4 do MCU – 2 de junho de 2019 […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close