Bode na Sala
Críticas Destaque Filmes Netflix

The Perfection | Crítica

The Perfection | Crítica

The Perfection

Ano: 2019

Direção: Richard Shepard

Roteiro: Eric C. CharmeloRichard ShepardNicole Snyder

Elenco: Allison WilliamsLogan BrowningSteven WeberAlaina HuffmanWinnie HungMolly Grace

É desgastante buscar a perfeição. Alcançá-la parece impossível. Especialmente no mundo da arte, a perfeição idealizada provoca jovens artistas frustrados, decepcionados consigo mesmos e sua busca chega a provocar distúrbios psicológicos. Um filme que trata a busca pela perfeição e o quão perverso isso pode ser é o clássico moderno Whiplash, de Damien Chazelle, em que vemos o protagonista de Miles Teller literalmente dar o sangue para atingir o ápice que seu mentor gostaria. The Perfection também aborda o assunto, mas de maneira pincelada, porque é um filme muito mais profundo do que se propõe.

O filme abre com uma cena que funciona como um teaser da loucura que vem pela frente na próxima hora e meia. Logo no início, vemos Charlotte (Allison Williams) no quarto onde sua mãe acaba de morrer, e a cena é alternada por flashes do passado que anunciam o quão perturbada a nossa protagonista parece ser. À medida que o filme avança, é possível perceber que essa cena é mais importante do que o imaginado pelo espectador. Mas vamos falar da história.

Charlotte foi uma brilhante musicista no passado, uma época longínqua quando ainda era uma aluna de violoncelo da prestigiada Academia Bachoff. O destino reservou para a jovem diversos acontecimentos que acabaram com sua carreira. A mesma academia encontrou uma outra musicista para ser sua cara, Lizzie (Logan Browning), igualmente brilhante, mas que conseguiu uma carreira consolidada. Em um evento de seleção em Xangai para uma bolsa de estudos na academia, Lizzie e Charlotte se encontram e acabam se aproximando, mas não por ironia do destino. O que pode ser dito da trama daqui para frente pode ser considerado um spoiler que estragaria a experiência.

Allison Williams e Logan Browning têm muita química juntas. Seja em cenas de puro ódio ou em cenas românticas. O relacionamento que as duas desenvolvem é uma coisa doentia, mas tão fundamental para a trama quanto a backstory das duas. É bom ver Browning saindo da zona de conforto que a série Cara Gente Branca deu para a atriz, embora o sarcasmo e a sensualidade vistos na comédia sombria sirvam bem em The Perfection. Já Williams está em casa; quem viu Corra! sabe como a atriz transita muito bem entre o adorável e a psicopatia.

The Perfection é, basicamente, um filme sobre métodos e manipulação mental. O roteiro de Richard Shepard, que também dirigiu muito bem o longa, brinca com o que é real e o que é fingido entre os personagens. É tanta manipulação envolvendo todo mundo nesse filme que até os espectadores são afetados. Mas o roteiro muito bem construído, mesmo não sendo perfeito, trilha um caminho perfeito às suas protagonistas.

Com uma trama que explode cabeças em suas diversas reviravoltas e um gore provocativo alinhado à sensualidade das personagens, é muito improvável que o espectador não faça comparações com Cisne Negro, outro filme que tinha todos esses elementos (inclusive há uma grande semelhança com o vilão do filme de Darren Aronofsky). The Perfection chegou como quem não queria nada na Netflix (que, como é de praxe, não divulgou o filme direito), mas já entrou para a categoria que chamo carinhosamente de “desgraçamento mental”. Ninguém vai querer atingir a perfeição depois da última cena…

Nota do crítico:

 

Nota do público:

[Total: 0    Média: 0/5]

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre filmes e séries? Curta a nossa página no Facebook!

The following two tabs change content below.

João Vitor Hudson

João Vitor Hudson é um publicitário aos 22 anos. Ama cinema desde quando desejava as férias escolares só pra assistir todos os filmes do Cinema em Casa e da Sessão da Tarde. Ama o MCU, e confia bastante no futuro da DC nos cinemas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close