Bode na Sala
Destaque Especiais Filmes

Especial | Todos os filmes de super-heróis que ganharam Oscar

Especial | Todos os filmes de super-heróis que ganharam Oscar

Existe uma competição entre os fãs da Marvel e da DC para saber qual é a melhor, não é? E vale tudo para provar que uma é superior que a outra, desde bilheteria, nota de grandes críticos, passando pelo Rotten Tomatoes e, obviamente, o Oscar. Sendo assim, decidimos separar todos os filmes de super-heróis que já venceram a estatueta dourada. E tem Marvel e DC (além da Pixar e da Disney), mas qual será que vence em números totais?

Confira:


  • Superman: O Filme (1978) – 1 Oscar

O longa que provou que o homem pode voar foi o primeiro filme de super-herói a vencer um Oscar, mas não foi um tradicional… Superman: O Filme foi indicado a três prêmios da Academia em 1979: Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora (John Williams) e Melhor Mixagem de Som — e não venceu em nenhuma das categorias. A produção acabou conquistando o Prêmio de Realização Especial por seus efeitos visuais, uma vez que, naquela época, ainda não havia essa categoria no Oscar. Merecido, né?


  • Batman (1989) – 1 Oscar

Mais uma vez, a DC conquistou um prêmio da Academia. Desta vez, o Batman de Tim Burton, que trazia um visual incrível, venceu na categoria de Melhor Direção de Arte. O longa teve apenas essa indicação ao Oscar — e venceu, deixando o filme com 100% de aproveitamento!


  • Homem-Aranha 2 (2004) – 1 Oscar

O primeiro Oscar da Marvel veio apenas em 2005, com Homem-Aranha 2. O filme de Sam Raimi foi indicado em três categorias do prêmio da Academia: Melhor Mixagem de Som, Melhor Edição de Som e Melhores Efeitos Visuais — vencendo nesta última!


  • Os Incríveis (2004) – 2 Oscars

Saindo da competição entre Marvel e DC, a Pixar chegou e conquistou duas estatuetas douradas para a sua produção de super-herói: Os Incríveis. O longa venceu a categoria de Melhor Animação (Brad Bird) e Melhor Edição de Som — derrotando Homem-Aranha 2 nesta última. Além disso, a produção também foi indicada para outros dois prêmios: Melhor Roteiro Original (Brad Bird) e Melhor Mixagem de Som.


  • Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008) – 2 Oscars

O segundo capítulo da trilogia de Christopher Nolan teve oito indicações ao Oscar de 2009 e, mesmo sendo aclamado pelo público, nenhuma das nomeações para o prêmio de Melhor Filme. A produção venceu nas categorias Melhor Ator Coadjuvante (Heath Ledger) e Melhor Edição de Som, sendo indicada também para Melhores Efeitos Visuais, Melhor Mixagem de Som, Melhor Maquiagem, Melhor Direção de Arte, Melhor Montagem e Melhor Fotografia.


  • Operação Big Hero (2014) – 1 Oscar

Operação Big Hero é baseado nos quadrinhos Sunfire & Big Hero 6, lançados pela Marvel Comics em 1998. O longa da Disney foi nomeado, no Oscar de 2015, ao prêmio de Melhor Animação — e venceu!


  • Esquadrão Suicida (2016) – 1 Oscar

No Oscar de 2017, Esquadrão Suicida foi indicado ao prêmio de Melhor Maquiagem e Cabelo. O longa da DC venceu nesta categoria, desbancando Star Trek: Sem Fronteiras, um dos favoritos.


  • Homem-Aranha no Aranhaverso (2018) – 1 Oscar

A animação da Sony Pictures inovou em sua técnica e, desde o seu lançamento, já era um dos favoritos ao Oscar. E não deu outra, o filme faturou o careca dourado de Melhor Animação do ano, desbancando, inclusive, Os Incríveis 2, outra produção de super-herói.


  • Pantera Negra (2018) – 3 Oscars

Indicado a sete categorias do Oscar — incluindo a de Melhor Filme —, Pantera Negra abocanhou três estatuetas (batendo o recorde de longa de super-herói mais premiado pela Academia). O longa faturou os prêmios de Melhor Trilha Sonora, Melhor Figurino e Melhor Design de Produção. Além disso, foi indicado aos prêmios de Melhor Filme, como já citado, Melhor Música Original (‘All the Stars’), Melhor Mixagem de Som e Melhor Edição de Som.


E, afinal, quem levou a melhor?

Marvel: 6 Oscars

DC: 5 Oscars

Pixar: 2 Oscars

Disney: 1 Oscar


Obs.: Além dos citados acima, a Marvel possui outro Oscar, com MIB: Homens de Preto, de 1998, que venceu na categoria de Melhor Maquiagem e Penteado. O filme, apesar de ser baseado em quadrinhos, não entra no subgênero de super-heróis.

Obs. 2: Estrada para Perdição, que é baseado em uma HQ da Paradox Press, da DC Comics, venceu o Oscar de Melhor Fotografia, mas também não entra na categoria de super-heróis.


Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre filmes e séries? Curta a nossa página no Facebook!

The following two tabs change content below.
Jornalista e radialista, é um dos fundadores do Bode na Sala. Se orgulha de ter nascido em São Borja, no interior do Rio Grande do Sul, e, atualmente, mora em Porto Alegre. Trabalhou em todas as áreas que se pode imaginar, mas acabou caindo no submundo geek. É fã do Jim Carrey, acha que o Ben Affleck é o melhor Batman do cinema, não suporta pseudo-cultismo e pretende dominar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close