Bode na Sala
Críticas Destaque Filmes Netflix

Megarrromântico | Crítica

Megarrromântico | Crítica

Megarrromântico (Isn’t It Romantic)Resultado de imagem para megarrromântico poster

Ano: 2019

Direção: Todd Strauss-Schulson

Roteiro: Erin Cardillo, Dana Fox, Paula Pell

Elenco: Rebel Wilson, Liam Hemsworth, Adam Devine, Priyanka Chopra, Betty Gilpin

Comédias românticas hollywoodianas costumam seguir uma fórmula coberta de clichês, com papéis já pré-determinados, personagens rasos e objetivos fúteis. Claro que existem diversos filmes do gênero que fogem desse padrão e apresentam histórias diferentes e cativantes. Mas como existem inúmeros longas que seguem sendo todos iguais, Megarromântico chega com a intenção de satirizá-los.

A produção conta a história de Natalie (Rebel Wilson), uma arquiteta triste com seu trabalho, sem confiança e com traumas e influências negativas que teve em sua infância. Não se encaixando nos padrões de beleza, a jovem, apesar de ser muito boa no que faz, acaba se submetendo a situações constrangedoras, ultrajantes e até humilhantes. Ela possui uma amizade com Josh (Adam Devine), um homem que ela considera como bonito e que claramente gosta dela, e com Whitney (Betty Gilpin), que também é sua assistente, mas que não respeita a sua autoridade (assim como todos na sua empresa).

A protagonista é sempre muito enfática ao criticar as comédias românticas, explicitando todos os seus defeitos com bastante ódio. Muito disso se deve ao fato de sua mãe a ter desacreditado totalmente nessas histórias, fazendo com que ela perdesse também a esperança na vida em geral. Sua autoestima é baixa, assim como sua confiança e, dentro desse mundo que se assemelha ao nosso, ela não parece se dar nada bem.

Até que um dia ela é assaltada — cena realizada de uma maneira constrangedora, utilizando subterfúgios de um tipo de humor fora do tom — e acaba batendo sua cabeça. A mulher acorda em um hospital e tudo está mudado, as pessoas a notam, os homens se sentem atraídos por ela, ela está dentro de uma comédia romântica!

O longa tinha tudo para inovar e realizar uma crítica forte e engraçada, mas acaba esbarrando nos próprios que clichês que criticou durante toda a produção. O roteiro apresenta algumas inconsistências narrativas, seguidas de clichês e momentos extremamente previsíveis (principalmente no terceiro ato). O desfecho encerra uma trama que poderia ser interessante, mas acaba apenas passando uma mensagem bonitinha, com um pouco de humor.

Há diversas cenas engraçadas, quando o tom se mantém. Rebel Wilson é o principal ponto forte do filme, com uma atuação segura e ótima presença de cena. Os atores coadjuvantes não têm muito o que fazer, então nenhuma outra performance acaba se destacando, mas não há deméritos em seus trabalhos.

A direção aposta em alguns planos aéreos que são bonitos e bem executados, dando destaque ao que está sendo apresentado. A fotografia muda totalmente quando Natalie está naquele mundo ‘perfeito’, modificando totalmente a iluminação de cada cena e dando mais contraste para as cores, deixando-as mais vivas. É uma alteração gritante, mas que faz sentido dentro da narrativa e é interessante notar como é bem-feita.

Megarrromântico é uma tentativa de satirizar e fazer algo inovador, mas acaba criticando e errando de formas parecidas com as comédias românticas clichês. Os diálogos expositivos são colocados em cenas extremamente desnecessárias, onde só a situação já falaria por si só. Porém, a comédia é bem inserida na maior parte do tempo e as atuações são convincentes. É um filme engraçado, no geral, mas com uma história fraca.

Nota do crítico:

 

Nota dos usuários:

[Total: 4    Média: 3.8/5]

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre filmes e séries? Curta a nossa página no Facebook!

The following two tabs change content below.
Jornalista, pretende seguir carreira como crítico de cinema. Gosta de dar opinião sobre tudo. Reside em Belém Novo, fim do mundo de Porto Alegre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close