Bode na Sala
Destaque Especiais Filmes Netflix

Dica de Quinta | Cinco vencedores do Oscar que estão no catálogo da Netflix para você entrar no clima da premiação

Dica de Quinta | Cinco vencedores do Oscar que estão no catálogo da Netflix para você entrar no clima da premiação

O Oscar já está aí! E, para você ir entrando no clima, o Bode na Sala separou os quatro longas mais recentes a vencer o prêmio da Academia de Melhor Filme que estão disponíveis na Netflix — e um que conquistou a estatueta de Melhor Animação. Felizmente, todos são ótimos e merecem ser vistos!

Confira:


  • Onde os Fracos Não Têm Vez (2007)

Na década de 1980, um traficante de drogas é encontrado morto no deserto do Texas por Llewelyn Moss (Josh Brolin), que pega uma maleta com US$ 2 milhões que o defunto carregava, mesmo sabendo que a sua atitude colocaria pessoas perigosas atrás dele — o que rapidamente se concretiza. Anton Chigurh (Javier Bardem), um assassino psicótico  é enviado para resgatar o dinheiro, deixando para trás um rastro de corpos. Assim, inicia-se uma intensa história de gato e rato. Para completar esse clássico moderno dos irmãos Coen, a história ainda é contada pelo xerife local, Ed Tom Bell (Tommy Lee Jones), que investiga o crime e serve como mediador da história — que tem ar de lenda do Velho Oeste. Além do Oscar de Melhor Filme, a produção também faturou os prêmios de Melhor Direção (primeira dupla da história a vencer a estatueta), Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator Coadjuvante (Bardem, que está genial em cena).


  • 12 Anos de Escravidão (2013)

Com direção de Steve McQueen12 Anos de Escravidão se aprofunda na história de Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), um negro livre do século XIX, que ganha a vida como um respeitado músico, mas que acaba sendo sequestrado e vendido como escravo. Assim, ao longo dos 12 anos do título, vemos o personagem sofrendo explorações de diferentes senhores e buscando a sua liberdade roubada, em trama revoltante e emocionante. Com um elenco espetacular que, além de Ejiofor, conta com Michael FassbenderBenedict CumberbatchLupita Nyong’oPaul Dano, Brad Pitt e Paul Giamatti, o filme é um cruel e importante retrato da história dos Estados Unidos. A obra faturou três estatuetas do Oscar: Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Atriz Coadjuvante (Lupita Nyong’o).


  • Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) (2014)

Com uma direção inspiradíssima do mexicano Alejandro González Iñárritu, Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) acompanha a trajetória de Riggan Thomson (Michael Keaton), um ator que fez muito sucesso no passado interpretando o super-herói Birdman. No entanto, quando o astro se recusou a estrelar o quarto filme do personagem, a sua carreira começou a decair. Assim, querendo recuperar a fama e o prestígio que perdeu, Thomson decide se arriscar e dirigir, roteirizar e estrelar a adaptação de um texto consagrado para a Broadway. Então, no meio de toda a pressão e confusão que o desafio trouxe — principalmente por conta do elenco da peça —, ele ainda começa a  ouvir uma estranha e conhecida voz, que o deixa transtornado. Uma performance impecável de Keaton — que, inclusive, merecia o Oscar de Melhor Ator — e uma brilhante condução de Iñárritu, que filmou o longa com cortes quase invisíveis, dando a sensação de ser tudo um grande plano-sequência, Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) é uma obra interessantíssima e merecedora de sua atenção. Além do prêmio principal da Academia, o longa também venceu em outras três categorias, incluindo Melhor Direção e Melhor Roteiro Original.


  • Spotlight: Segredos Revelados (2015)

Melhores filmes sobre jornalismo: Spotlight - Segredos Revelados

Spotlight: Segredos Revelados é uma grande obra sobre jornalismo. Mais do que isso, traz um certo saudosismo de uma época mais romântica da profissão, em uma era pré-internet. O longa conta a verdadeira e fascinante história da investigação ganhadora do Prêmio Pulitzer feita pelo jornal Boston Globe, no início dos anos 2000, que viria a abalar a cidade e causar uma crise em uma das instituições mais antigas e confiáveis do mundo. Quando a equipe de repórteres Spotlight, liderados por Walter ‘Robby’ Robinson (Michael Keaton), mergulha nas alegações de abuso na Igreja Católica, a investigação de um ano desvenda décadas de encobrimento nos mais altos níveis dos estabelecimentos legais, religiosos e governamentais de Boston, desencadeando uma onda de revelações ao redor do mundo. Um filme imprescindível para jornalistas. E para o mundo. Além do Oscar de Melhor Filme, o longa também conquistou a estatueta de Melhor Roteiro Original.


  • Divertida Mente (2015)

O vencedor do Oscar de Melhor Animação em 2016 — além de ter sido indicado ao prêmio de Melhor Roteiro Original — é mais uma obra-prima da Disney/Pixar. A trama acompanha Riley, uma garota de 11 anos de idade que se vê uma uma situação complicada: os seus pais decidem deixar a sua cidade natal, no estado de Minnesota, para viver em San Francisco. Então, dentro do cérebro de Riley, as suas cinco emoções (Alegria, Medo, Raiva, Nojinho e Tristeza) precisam ajudar a menina a superar essa grande mudança em sua vida. Emocionante, divertida e com uma história impecável, a animação é uma obra incrível para crianças e adultos — e que vai mexer com todas as emoções.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre filmes e séries? Curta a nossa página no Facebook!

The following two tabs change content below.
Jornalista e radialista, é um dos fundadores do Bode na Sala. Tem 26 anos, se orgulha de ter nascido em São Borja, no interior do Rio Grande do Sul, e, atualmente, mora em Porto Alegre. Trabalhou em todas as áreas que se pode imaginar, mas acabou caindo no submundo geek. É fã do Jim Carrey, acha que o Ben Affleck é o melhor Batman do cinema, não suporta pseudo-cultismo e pretende dominar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close