Bode na Sala
Críticas Destaque Especiais Filmes

Maratona Marvel #10 | Guardiões da Galáxia | Crítica

Maratona Marvel #10 | Guardiões da Galáxia | Crítica

Guardiões da Galáxia (Guardians of the Galaxy)

Ano: 2014

Direção: James Gunn

Roteiro: James Gunn

Elenco: Chris PrattZoe Saldana, Dave BautistaBradley CooperVin DieselLee PaceKaren Gillan, Djimon HounsonGlenn Close

Em 2014, a Marvel provou que poderia lucrar com literalmente qualquer filme que fizesse. Depois de Capitão América: O Soldado Invernal mostrar que seus filmes não eram apenas piadinhas (pra início de conversa, nunca foi) e ser um dos mais sérios e importantes da Casa das Ideias, a Marvel fez totalmente o oposto e lançou uma comédia declarada, ambientada em locais desconhecidos do espaço, até mesmo para quem conhecia ao quadrinhos. Claro que estamos falando de Guardiões da Galáxia.

Essa equipe classe C das HQ’s nunca fez muito sucesso entre os fãs da Marvel, e o fato de ganharem um filme parecia absurdo. Algo ainda mais absurdo foi a contratação de James Gunn para cuidar do roteiro e da direção, um cineasta que não tinha tantos trabalhos relevantes; na época, Gunn era conhecido apenas por PG Porn, sua websérie de esquetes pornográficas com censura livre, e por ter escrito o roteiro de Scooby-Doo. Nada de destaque, então era mais uma aposta da Marvel em algo que futuramente seria uma de suas marcas: a contratação de talentos pouco conhecidos para a direção de seus filmes.

Guardiões da Galáxia arrebatou o público. As pessoas não pararam de falar em Senhor das Estrelas (Chris Pratt), Gamora (Zoe Saldana), Drax (Dave Bautista), e, principalmente, a dupla Rocket (Bradley Cooper) e Groot (Vin Diesel). Praticamente, tudo no filme funciona. Embora o vilão Ronan (Lee Pace) seja bastante esquecível, o grande destaque de do longa é o entrosamento dos cinco personagens principais, que são constantemente embalados por músicas dos anos 1970.

Por falar nas músicas, elas não estão gratuitamente na obra. Em sua maioria, as canções dialogam com o momento do roteiro em que elas tocam, como Fooled Around and Fell in Love que aparece em um momento quase romântico, e I’m Not in Love em uma cena triste e de despedida. Mas também servem para divertir e fazer o público dançar junto com Chris Pratt em um planeta desolado, como é o caso de Come and Get Your Love.

Outro ponto importante em Guardiões da Galáxia, e talvez sua maior contribuição para o Universo Marvel, é a presença de elementos que posteriormente seriam explorados novamente em outros filmes. Thanos (Josh Brolin) aparece em apenas uma cena, e essa é a primeira vez que vemos o Titã Louco conversar em um filme. As duas filhas de Thanos também têm sua importância, como a própria Gamora, uma das protagonistas, e Nebulasa, que continua sendo uma personagem recorrente nos filmes da Marvel. E não podemos deixar de falar do Orbe, a Joia do Poder, que voltaria a aparecer como um meio de torturar o Thor logo no início de Vingadores: Guerra Infinita.

Não dá pra negar, Guardiões da Galáxia é uma joia importante e uma das mais bem lapidadas do MCU. Além de ser uma importante construção de mitologia da megafranquia, o longa provou que a Marvel tem um público fiel e que abraça com gosto os personagens mais obscuros de seu imenso catálogo. Guardiões da Galáxia é um ótimo feel good movie que merece ser visto e revisto, seja sozinho ou com sua família, não importa, pois é altamente provável que você termine com um sorriso no rosto. E não se esqueça, somos todos Groot!

Nota do crítico:

 

Nota do público:

[Total: 0    Média: 0/5]

 


Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre filmes e séries? Curta a nossa página no Facebook!

The following two tabs change content below.

João Vitor Hudson

João Vitor Hudson é um publicitário aos 22 anos. Ama cinema desde quando desejava as férias escolares só pra assistir todos os filmes do Cinema em Casa e da Sessão da Tarde. Ama o MCU, e confia bastante no futuro da DC nos cinemas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close