Bode na Sala
Destaque Especiais Filmes

Cinco excelentes filmes de 2018 que você provavelmente não viu

Cinco excelentes filmes de 2018 que você provavelmente não viu

O ano de 2018 foi ótimo para o cinema mundial, mesmo que os indicados ao Oscar acabem não refletindo isso. Contudo, muitas produções que valem a pena serem vistas não vieram para o circuito de cinema brasileiro, ou foram transmitidos em poucas salas e por pouco tempo. Pensando nisso, elaboramos essa lista com cinco ótimas obras que não receberam muito destaque no ano que passou, mas que possuem grande valor cinematográfico.

Confira a lista:


Sorry To Bother You

Com um ótimo elenco, Sorry To Bother You é um filme desconhecido no Brasil. Contudo, quem o assiste normalmente o coloca em lista de melhores de 2018. A produção é uma mistura de drama com comédia, fantasia e ficção científica, contando com ótimas atuações, principalmente de Lakeith Stanfield, conhecido por ser um dos destaques da série Atlanta. Ainda estão no longa: Terry Crews, Danny Glover, Steven Yeun e Tessa Thompson. A história gira em torno de um homem desempregado que passa por diversos problemas sociais e ideológicos. Quando ele arruma um emprego, descobre a sua “voz de branco”, que o faz vender muitos produtos. O filme vai muito além da sua premissa, conseguindo levantar questionamentos sobre a sociedade atual, capitalismo, ideologias e racismo. É uma obra imprescindível de 2018.


Puro-Sangue

Resultado de imagem para puro-sangue filme

O que é a falta de sentimentos? Realmente significa psicopatia? Em Puro-Sangue, somos apresentados a duas amigas de infância que perderam contato durante os anos. Amanda (Olivia Cooke) é uma jovem extremamente inteligente, mas que possui muitos problemas em se relacionar com outras pessoas, principalmente por “não sentir nada”. Ela não sente alegria, nem tristeza, muito menos culpa. Lily (Anya Taylor-Joy) é uma menina também muito inteligente, que vem de família rica, mas possui um relacionamento complicado com seu padrasto, que é um verdadeiro idiota. Desde o início, a câmera do estreante Cory Finley persegue as protagonistas e foca em suas expressões, com diálogos que, ao mesmo tempo em que são intensos, são subliminares. O diretor e roteirista mistura o drama com o suspense, fazendo um filme extremamente tenso e com uma profundidade absurda em suas personagens. A dupla apresenta atuações espetaculares, conseguindo prender o espectador do início ao fim. Mesmo com um ritmo não muito rápido, é muito difícil não ficar interessado pela trama surpreendente.


Culpa

Resultado de imagem para culpa filme

Filmes que se passam em um ambiente só podem ser entediantes ou extremamente bem elaborados. O dinamarquês Culpa se encaixa no segundo caso, apresentando a história de Asger Holm (Jakob Cedergren), um policial que foi afastado das ruas e está no setor de emergências, atendendo ocorrências por telefone e informando as regiões responsáveis. No final do seu expediente e próximo do seu julgamento, prestes a voltar às ruas, ele atende a uma ligação que mudará o seu dia e provavelmente a sua vida inteira. A câmera está sempre focando o protagonista e poucos personagens interagem com ele em tela. Na maior parte do tempo, é nas ligações que está todo o conteúdo. Se trata de um drama misturado com suspense, com uma trama extremamente bem elaborada. Ficamos tensos o tempo inteiro e a história causa tanta curiosidade, que é impossível não se surpreender no final. Além disso, Cedergren carrega o filme com uma atuação magnífica.


Uma Noite de 12 Anos

Resultado de imagem para uma noite de 12 anos

Disponível na Netflix, Uma Noite de 12 Anos é um filme uruguaio que conta a história de José Mujica (Antonio de la Torre), Mauricio Rosencof (Chino Darín) e Eleuterio Fernández Huidobro (Alfonso Tort), integrantes dos Tupamaros, grupo que lutava contra a ditadura militar. Os três são presos de maneiras distintas, mas são enclausurados no mesmo local, só que em ambientes isolados. Eles precisam resistir a toda a tortura física e psicológica, além do isolamento sem nenhum direito, sem visitas, sem nada. O silêncio, a loucura, os arrependimentos. Tudo é muito bem abordado e os atores convencem totalmente. É uma produção forte e real, baseada em fatos. O que nos aproxima muito do longa é justamente José Mujica, ex-presidente do Uruguai. É tão forte sabermos que aquela figura tão simbólica e pacífica sofreu tanto na sua vida. O que também é interessante é que o filme não trata os protagonistas como santos, mostrando que eles lutavam por um ideal, mas não mediam esforços para alcançá-lo. Porém, o retrato dos militares é mais bem-feito ainda, mostrando seus métodos horripilantes de tortura. É uma obra que atinge forte e emociona do início ao fim, sendo um drama extremamente forte.


The Sisters Brothers

Resultado de imagem para the sisters brothers

Um faroeste que mistura drama com humor negro, The Sisters Brothers foca na jornada desses dois irmãos (John C. Reilly e Joaquim Phoenix), que são contratados para capturar um cientista que teoricamente roubou algo de um poderoso criminoso. Porém, a história vai se desenvolvendo de uma forma e tomando rumos completamente do esperado. Mesmo com muita ação – esperado de um faroeste – o drama e a comédia se sobressaem, sendo uma ótima construção dos protagonistas, que são muito mais do que apenas dois homens brutos e ótimos assassinos. A fotografia densa deixa tudo ainda mais sujo e bonito ao mesmo tempo, com uma direção espetacular. As atuações, tanto de Reilly quanto de Phoenix estão espetaculares, sendo uma pena (e uma injustiça) não terem sido indicados ao Oscar. Um filme sensível, engraçado e agressivo, que consegue permear por gêneros cinematográficos e se tornar uma grande obra de 2018.



Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre filmes e séries? Curta a nossa página no Facebook!

The following two tabs change content below.
Jornalista, pretende seguir carreira como crítico de cinema. Gosta de dar opinião sobre tudo. Reside em Belém Novo, fim do mundo de Porto Alegre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close