Bode na Sala
Destaque Filmes Notícias

Oscar 2019 | Mãe de garoto assassinado que inspirou curta indicado reclama da Academia

Oscar 2019 | Mãe de garoto assassinado que inspirou curta indicado reclama da Academia

O curta Detainment (Detenção, em português) foi indicado ao Oscar 2019 esta semana na categoria de Melhor Curta-Metragem, e já vem causando polêmica. O filme dirigido por Vincent Lambe é um curta de 30 minutos que mostra os interrogatórios de Jon Venables e Robert Thompson, os assassinos do garoto James Bulger, morto aos 2 anos de idade em 1993 em Liverpool, Inglaterra. O mais chocante nessa história é que os assassinos tinham apenas 10 anos na época que mataram o garotinho, e a indicação da Academia gerou revolta em Denise Fergus, mãe de James Bulger.

Em seu Twitter, Fergus expressou sua raiva com a Academia. Confira abaixo o tweet na íntegra:

“Eu não posso expressar o quanto estou enojada e chateada com o fato deste filme ter sido feito e agora indicado ao Oscar.

Uma coisa é fazer um filme como esse sem entrar em contato ou obter permissão da família de James, mas outra é ter uma criança reencenando as últimas horas de sua vida antes de ser brutalmente assassinado e fazer com que eu e minha família reviva tudo isso de novo!

Depois de tudo o que eu disse sobre esse filme e de pedir para que fosse removido, ele ainda foi indicado ao Oscar mesmo que 90 mil pessoas tenham assinado uma petição que agora foi ignorada, assim como os meus sentimentos pela Academia.

Estou com muita raiva e decepcionada neste momento.

Eu quero pessoalmente agradecer a todos que assinaram a petição até agora e espero que continuem me apoiando nisso.

Eu só espero que o filme não vença no Oscar.”

Lambe já se desculpou por não ter consultado Denise Fergus ou qualquer outro membro da família durante a realização de Detainment, e ainda se ofereceu para doar os lucros das exibições do filme para uma fundação criada em memória de James Bulger. Em seu pedido de desculpas, Lambe escreveu que tem “uma enorme simpatia pela família Bulger e lamento muito por qualquer problema que o filme possa ter causado a eles”.

A morte de Bulger ocorreu em 12 de fevereiro de 1993. No dia, Fergus levou o filho a um shopping perto de Liverpool, e quando foi pagar suas compras, Jon Venables e Robert Thompson pegaram a criança e foram embora com ela. Os garotos de 10 anos jogaram tinta nos olhos de James, o apedrejaram com tijolos e espancaram até a morte com um cano de ferro. O corpo do menino foi deixado nos trilhos de uma ferrovia próxima ao local.

Detainment foi indicado ao Oscar de Melhor Curta-Metragem junto com SkinMargueriteFauveMother. O vencedor dessa e de outras categorias serão anunciados no dia 24 de fevereiro.


Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre filmes e séries? Curta a nossa página no Facebook!

The following two tabs change content below.

João Vitor Hudson

João Vitor Hudson é um publicitário aos 22 anos. Ama cinema desde quando desejava as férias escolares só pra assistir todos os filmes do Cinema em Casa e da Sessão da Tarde. Ama o MCU, e confia bastante no futuro da DC nos cinemas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close