Bode na Sala
Críticas Destaque Filmes

Colette | Crítica

Colette | Crítica

ColetteResultado de imagem para colette poster

Ano: 2018

Direção: Wash Westmoreland

Roteiro: Richard Glatzer, Wash Westmoreland

Elenco: Keira Knightley, Dominic West, Eleanor Tomlinson, Fiona Shaw, Denise Gough, Rebecca Root, Shannon Tarbet, Arabella Weir

Histórias reais que necessitam ser contadas. Há muitas dessas, mas algumas foram até esquecidas por diversas pessoas, o que manifesta ainda mais a importância de adaptações para o cinema. Colette conta a vida de Sidonie Gabrielle Colette (Keira Knightley), uma jovem francesa, filha de um veterano de guerra, entre o final de 1800 e o início de 1900. A moça se envolve com Willy (Dominic Wes), um escritor famoso.

A história gira em torno da relação dos dois, quando Willy a envolve em seu trabalho. O homem contrata escritores para realizarem as suas obras. Ele acaba sendo uma espécie de editor, pagando os profissionais e levando todo o crédito das obras. Quando se vê falido, vendo o talento de sua esposa, decide pedir para que ela escreva sobre sua própria vida. O que ele não esperava é que o romance seria um dos maiores sucessos da França.

A trama foca em explicitar a violência psicológica que Willy exercia em Colette, abafando totalmente a sua voz. Além disso, o machismo da época é muito bem evidenciado, mostrando como a sociedade não dava nenhum valor para trabalhos feitos por mulheres. O que começa com uma desculpa social, acaba se tornando um relacionamento abusivo, com uma exploração absurda do trabalho.

O longa possui ritmos diferentes, começando com uma narrativa que desenvolve calmamente o cenário proposto e apresenta os personagens. A partir da metade, a produção resolve acelerar o ritmo, dando mais dinamismo e fluidez. É como se estivéssemos assistindo a um vídeo biográfico, corrido, com muitas informações. O desenvolvimento dos personagens é deixado um pouco de lado para que a história ande e chegue a uma conclusão.

Wash Westmoreland apresenta uma direção fluida, com planos longos seguindo personagens e capturas de tela que evidenciam a beleza dos cenários. A direção de fotografia não investe em filtros, mas sim na vivacidade do ambiente, sendo tudo muito claro e com cores quentes. Em momentos mais dramáticos, a fotografia perde um pouco de sua cor, acompanhando o que está acontecendo.

O roteiro é coeso, conciliando bem o início, meio e fim. Mesmo com alguns problemas de ritmo e desenvolvimento de personagens e situações, consegue transpassar os acontecimentos e criar uma narrativa agradável. Clichês são pouco utilizados e, como se trata de uma história real, é possível se surpreender com os caminhos que a história toma.

Outro ponto extremamente positivo do longa é a ambientação, com cenários espetaculares e um figurino impecável. Somos transportados para aquela época, contendo um charme europeu.

Keira Knightley apresenta uma ótima atuação, muito firme e convincente em seu papel. A atriz consegue manter uma presença de cena admirável em todos os momentos, também contando com todo o seu carisma e trejeitos. Dominic West também contém boa presença de cena. Conseguindo se tornar um personagem odiável e carismático ao mesmo tempo. Sua caracterização está muito bem-feita, sendo até difícil de reconhecer o ator.

Colette é o retrato do machismo de uma época, mas que conseguimos identificar ainda nos dias de hoje. A história de uma mulher espetacular que necessitava ser contada. O longa é extremamente agradável de se assistir e, ao mesmo tempo, pode causar sentimentos distintos nos espectadores. Se trata de uma obra importante ainda nos dias de hoje e um resgate histórico necessário.

Nota do crítico:

 

Nota dos usuários:

[Total: 0    Média: 0/5]

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre filmes e séries? Curta a nossa página no Facebook!

The following two tabs change content below.
Jornalista, pretende seguir carreira como crítico de cinema. Gosta de dar opinião sobre tudo. Reside em Belém Novo, fim do mundo de Porto Alegre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close