Bode na Sala
Netflix Notícias Séries

Estudo aponta que 13 Reasons Why pode ter contribuído para o aumento do risco de suicídio nos EUA

Estudo aponta que 13 Reasons Why pode ter contribuído para o aumento do risco de suicídio nos EUA

A série da Netflix, 13 Reasons Why pode ter contribuído para o aumento do risco de suicídio de adolescentes nos Estados Unidos. A Universidade de Michigan realizou um estudo em que foram entrevistados 87 adolescentes que estavam em tratamento psicológico em emergências psiquiátricas relacionadas ao suicídio. De acordo com o estudo, 49% assistiram pelo menos um episódio da série e destes, 84% viram a série sozinhos.

Por conta da identificação com a personagem Hannah Baker, que comete suicídio na série, pelo menos 50% dos jovens acreditam que 13 Reasons Why contribuiu para o aumento de pensamentos suicidas.

Dr. Victor Hong, responsável pelo estudo, diz que os produtores de filmes e séries precisam ter mais cautelosa quanto ao conteúdo de seus projetos. Ainda de acordo com Hong, a equipe criativa de produções como essa provavelmente pedem conselhos a especialistas na área de saúde mental e que pelo jeito, não colocam as sugestões em prática.

• 13 Reasons Why | “Ninguém precisa assistir”, diz CEO da Netflix sobre a terceira temporada

• 13 Reasons Why – 2ª temporada | Crítica

Hong ainda criticou a maneira de como a decisão da protagonista é retratada:

“A personagem principal sofre bullying, é abusada sexualmente, e tudo é retratado como se existisse uma espécie de inevitabilidade no suicídio dela, em vez de mostrar alguma resiliência e lembrar que existem adultos nas vidas dos jovens que podem ajudar.”

A conclusão do estudo é a seguinte:

“Até o momento, esse é o primeiro estudo publicado que examina os hábitos de consumo e reação a 13 Reason Why em uma amostra de alto risco. Apesar de mais informações serem necessárias, os resultados sugerem uma vulnerabilidade particular aos temas da série entre adolescentes com risco de suicídio e a importância de estratégias de prevenção para aliviar os riscos entre esse público.”

As duas temporadas de 13 Reasons Why estão disponíveis no catálogo da Netflix.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre filmes e séries? Curta a nossa página no Facebook!

The following two tabs change content below.

Fabíola Barcelos

21 anos, estudante de Jornalismo da UniRitter. Fã dos clássicos (e também do que não é clássico) da Disney e visitante assídua da aba de lançamentos da Netflix. Faço parte da população que leva mais tempo escolhendo filme do que, de fato, assistindo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close