Bode na Sala
Destaque Especiais Filmes

Especial | 10 tiozões que mandam bem nos filmes de ação!

Especial | 10 tiozões que mandam bem nos filmes de ação!

Você que está aí, lendo esse especial, prepare-se para ficar com inveja de uns carinhas (alguns já considerados idosos) que têm disposição para dar e vender! Para alguns atores, o tempo parece não ser um empecilho para que eles continuem firmes e fortes nos filmes de ação… Para ter uma ideia, o caçula da lista é Keanu Reeves que, no auge dos seus 53 anos, está preparando um novo John Wick. O mais experiente, Harrison Ford, completou 76 primaveras, acabou de participar de Blade Runner 2049 e, logo, entrará em produção para Indiana Jones 5. Haja fôlego!

Confira a nossa lista completa:

 

  • Keanu Reeves (53 anos), por Diego Francisco

Após protagonizar os filmes de ação Velocidade Máxima e Caçadores de Emoção, Keanu Reeves ganhou a reputação de porradeiro depois de Matrix, quando o ator demonstrou sua habilidade com as artes marciais. Quando a trilogia acabou, Reeves passou uma década sem fazer ação – com exceção de Constantine e Os Reis da Rua, mas ele mais atirava do que batia em ambos – foi só em 2013 em que o ator voltou com tudo. Em O Homem de Tai Chi (que também dirigiu) e 47 Ronins, ele voltou para o mundo das artes marciais e agora, aos 53 anos, interpreta o seu personagem mais famoso desde Neo: o imparável John Wick.

 

  • Tom Cruise (56 Anos), por Diego Francisco

É difícil imaginar que Tom Cruise já foi um ator majoritariamente dramático um dia. Mas até 1996, Cruise só tinha Top Gun – Ases Indomáveis de filme de ação. Foi só dar a vida a Ethan Hunt na franquia Missão: Impossível que o ator mostrou ao mundo todo o seu vigor físico e passou a pegar vários papéis de heróis de ação. Além dos filmes de MI, Cruise já esteve em Vanilla Sky, Minority Report, Colateral, Jack Reacher e No Limite do Amanhã. Assim como dar vida aos clichês de sempre estar correndo e sempre está dirigindo uma motocicleta, o ator também ganhou a reputação de dispensar dublês e fazer as cenas mais insanas por conta própria.

 

  • Jean-Claude Van Damme (56 anos), por Diego Francisco

O mais jovem em comparação aos brucutus com os quais dividiu o auge do cinema de ação, Jean-Claude Van Damme atingiu o estrelato no final dos anos 80 com O Grande Dragão Branco. Nos dias atuais, Van Damme ainda protagoniza os filmes das franquias Kickboxer e Soldado Universal, com 29 e 20 anos, respectivamente, que não parecem ter fim. O belga ainda apareceu como vilão em Os Mercenários 2 e Kung Fu Panda 3.

 

  • Bruce Willis (63 anos), por André Bozzetti

Apesar de ser sempre lembrado pelo fantástico John McClane de Duro de Matar, os primeiros filmes da franquia não apresentavam seu protagonista com tantas habilidades de combate corpo a corpo. Essa característica foi aparecendo nos filmes mais recentes, quando ele vai chegando na terceira idade e compensa a diminuição de seu vigor físico com a experiência de anos e anos enfrentando perigosos criminos. No entanto, outros papéis ajudam a colocar o ator nesta lista com todos os méritos. Um bom exemplo é Sin City – A Cidade do Pecado, quando Bruce Willis estava com 50 anos de idade e saiu quebrando todo mundo. Ainda podemos citar como destaque seu papel em Corpo Fechado, RED: Aposentados e Perigosos, na continuação em 2013, chamada de RED 2: Aposentados e Ainda Mais Perigosos. Recentemente, já aos 63 anos, protagonizou o remake de Desejo de Matar, mas este não foi muito bem aceito por público e crítica e já terminou as filmagens da sequência de Corpo Fechado, Vidro.

 

  • Denzel Washington (63 anos), por André Bozzetti

Vencedor de dois Oscars e com um currículo recheado de papéis dramáticos, Denzel Washington não seria necessariamente um daqueles atores que associamos imediatamente a filmes de ação e pancadaria. No entanto, sempre que encarnou personagens que impunham respeito através da força, ele se saiu muito bem. Alguns eram criminosos, alguns anti-heróis e alguns eram mais virtuosos, mas foi só a partir de O Protetor, aos 60 anos, que Denzel vestiu de vez o manto de velhinho porradeiro. Isso porque em O Protetor 2, o ator, agora com 63 anos, repete pela primeira vez em sua carreira um papel já vivido por ele anteriormente. Robert McCall, o senhorzinho que resolve os problemas de desconhecidos na base de muita porrada e tiros. E pode-se dizer que ele parece bem à vontade no papel.

 

  • Jackie Chan (64 anos), por Rafael Bernardes

O mestre das Artes Marciais que dispensa o uso de dublês, Jackie Chan é famoso por suas coreografias mirabolantes, juntamente com caretas. Ele mescla um tipo de ação extremamente atraente com uma comédia corporal. O carisma do ator é um dos seus maiores talentos. Seus filmes sempre muito bem coreografados, mas a idade chega para todos. Hoje, Chan tem 64 anos, mas não parou de dar suas acrobacias e coreografias absurdas. Em 2016, o ator recebeu um Oscar honorário por todos os seus anos de contribuição para o entretenimento. Neste ano chegou com O Estrangeiro, em que ele interpreta um ex-militar. É ação pura!

 

  • Liam Neeson (66 anos), por Carlos Redel

Ser um herói de ação nunca foi o lance de Liam Neeson. O ator, que até participou de longas do gênero algumas vezes no passado, se destacou mesmo foi com produções dramáticas, incluindo o clássico A Lista de Schindler. No entanto, em 2008, ele resolveu encarnar um tiozão porradeiro que vai em busca de sua filha sequestrada em Busca Implacável. Sucesso absoluto. De lá para cá, o ator virou referência do gênero, atuando em mais de uma dezena de longas em que interpreta um exército de um homem só. Recentemente, Neeson afirmou que está se cansando de atuar em filmes de ação e que, mais para a frente, pode se aposentar da correria. Até lá, seguimos esperando pela próxima aventura do sessentão bom de briga.

 

  • Arnold Schwarzenegger (71 anos), por Diego Francisco

Com mais de 70 anos, Arnold Schwarzenegger tem uma carreira tão extensa que até governador da Califórnia ele foi – por dois mandatos! Apresentado ao mundo do cinema com Conan – O Bárbaro, o ator protagonizou os filmes de ação mais icônicos das décadas de 80 e 90. Depois de ficar uma década afastado do cinema por conta da ocupação de governador, Schwarzenegger entrou de cabeça em Os Mercenários e Exterminador do Futuro, que apesar de os mais recentes não serem lá essas coisas, ainda mostram a presença que o ator tem em tela; sem contar que os próprios filmes refletem na idade dele.

 

  • Sylvester Stallone (72 anos), por Carlos Redel

Referência do gênero de ação das quatro últimas décadas, Sylvester Stallone segue surpreendendo com a sua disposição para atuar em papéis que exigem muito esforço físico, mas também consegue entregar ótimos personagens dramáticos. O ator, nos últimos anos, deu um show de interpretação em Creed: Nascido para Lutar, ganhando um Globo de Ouro e sendo indicado ao Oscar, mas também seguiu malhando para poder brigar e correr como um garotão em seus filmes porradeiros. Recentemente, Stallone anunciou que está produzindo um novo Rambo — e já divulgou uma foto mostrando o seu físico para o filme, causando inveja em muito marombeiro novinho.


  • Harrison Ford (76 anos), por Carlos Redel

Harrison Ford, digamos, é o mais ‘maduro’ da lista. O ator, que ficou conhecido por interpretar uma série de personagens icônicos de filmes de ação e aventura, não percebeu a idade chegando e não abandonou o gênero que o consagrou. Ford, já setentão, voltou às franquias que o lançaram para o estrelato, correndo de um lado para o outro em Star Wars: O Despertar da Força, em 2015, e Blade Runner 2049, em 2017. Parece muito? Pois saiba que ele vai voltar a colocar o saudoso chapéu do Indiana Jones para estrelar o quinto filme da franquia, que será lançado em 2021, quando o ator já vai estar com 79 aninhos… Que continue em ação por muito tempo ainda!

 

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre filmes e séries? Curta a nossa página no Facebook!

 

The following two tabs change content below.
Jornalista e radialista, é um dos fundadores do Bode na Sala. Tem 26 anos, se orgulha de ter nascido em São Borja, no interior do Rio Grande do Sul, e, atualmente, mora em Porto Alegre. Trabalhou em todas as áreas que se pode imaginar, mas acabou caindo no submundo geek. É fã do Jim Carrey, acha que o Ben Affleck é o melhor Batman do cinema, não suporta pseudo-cultismo e pretende dominar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close