Bode na Sala
Filmes Notícias

Evento dedicado ao cinema noir acontece neste final de semana, em Porto Alegre

Porto Alegre Noir acontecerá na Cinemateca Capitólio!

Evento dedicado ao cinema noir acontece neste final de semana, em Porto Alegre

A Cinemateca Capitólio (Demétrio Ribeiro, 1085) recebe, de 13 a 15 de abril, o Porto Alegre Noir, evento cultural dedicado à literatura policial e ao cinema do gênero. Os organizadores elaboraram uma programação que inclui workshops, debates, exposição, mostra de filmes e um espaço para venda de livros policiais, de suspense e mistério.

Entre os destaques do evento, estão nomes como Tabajara Ruas, que faz a palestra de abertura, e Cláudia Lemes, uma das principais autoras brasileiras da atualidade, que traz ao evento seu curso baseado em seu livro Santa Adrenalina! Um Guia Para Quem Quer Escrever Thrillers.

Nos bate-papos, o público encontrará diferentes temas, como “Desconstruindo Estereótipos Femininos na Ficção Policial” e “Detetives da Ficção Ontem e Hoje”. Para os cinéfilos, o Porto Alegre Noir contará com a exibição de filmes como A Quadrilha (The Outfit), lançado em 1973, nunca lançado em DVD ou VHS no Brasil e cuja última exibição na TV aconteceu ainda nos anos 1980.

Confira a programação:

  • 13 de abril

19hs – Abertura oficial do evento seguida de sessão especial do “Projeto Raros” (sala de cinema). Sessão comentada por Fernando Mantelli.
A Quadrilha (The Outfit, 1973, 103 min.).

  • 14 de abril

14hs – Abertura das portas, início da visitação à exposição “Porto Alegre Noir”, de Decimal (galeria) e venda de livros (hall de entrada).

15hs – Palestra de abertura (sala de cinema). Com Tabajara Ruas.

16h15 – Bate-papo “Desconstruindo Estereótipos Femininos na Ficção Policial” (sala de cinema). Com Andrea Nunes, Paula Bajer Fernandes e Gabriela Silva.

16h15 – Workshop “Técnicas de Suspense e Anatomia do Thriller” (sala multimídia). O curso vai abordar os tipos de thrillers que existem e dissecar suas estruturas, técnicas e truques, assim como suas personagens, construções de frases, cenas, capítulos e descrições. Ministrado por Cláudia Lemes.

17h30 – Bate-papo “A Literatura Policial Latino-Americana” (sala de cinema). Com Carlos André Moreira, Carol Bensimon e Rogerio Christofoletti.

19hs – Sessão de Cinema (sala de cinema).
No Silêncio da Noite (In a Lonely Place, 1950, 94 min.).
De Nicholas Ray. Com Humphrey Bogart, Gloria Grahame, Frank Lovejoy. Adaptação do livro de Dorothy B. Hughes.

  • 15 de abril

14hs – Abertura das portas, início da visitação à exposição “Porto Alegre Noir”, de Decimal (galeria) e venda de livros (hall de entrada).

15hs – Bate-papo “Detetives da Ficção Ontem e Hoje” (sala de cinema). Com Vera Carvalho Assumpção, A. Z. Cordenonsi e Eduarda de Carli

16h15 – Bate-papo “Apresentando a ABERST – Associação Brasileira de Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror” (sala de cinema). Com Claudia Sobreira Lemes, Marcelo Augusto Galvão e Fábio Fernandes

16h15 – Workshop “Filme Noir e Sexualidade” (sala multimídia). O curso vai tratar das bases e conceitos que permeiam toda a produção cinematográfica do período, enfocando com destaque a estética fílmica e o comportamento (a)moral das personagens, particularmente das femme fatales, figuras indissociáveis do imaginário clássico do Noir. Ministrado por Fernando Mascarello.

17h30 – Bate-papo “Fronteiras e Interiores do Crime” (sala de cinema). Com Rodrigo Tavares, Carina Luft e Tailor Diniz.

19hs – Sessão de Cinema (sala de cinema).
Homens em Fúria (Odds Against Tomorrow, 1959, 96 min.)
De Robert Wise. Com Robert Ryan, Harry Belafonte e Gloria Grahame. Adaptação do livro de William P. McGivern.

  • Porto Alegre Noir

Datas:

– 13, 14 e 15 de abril, sexta (19h às 21h30) e sábado (14h às 21h30)

Local:

– Cinemateca Capitólio Petrobras (R. Demétrio Ribeiro, 1085  – Porto Alegre)

Bate-papos, exposição, venda de livros e sessões de cinema:

– entrada franca

Workshops:

– Inscrições

Técnicas de suspense e anatomia do Thriller (14/4, sábado, 16h15)

www.tinyurl.com/tecnicasdesuspense

Cinema Noir e sexualidade (15/4, domingo, 16h15)

www.tinyurl.com/cinemanoir

– Investimento: R$ 45 (depósito / transferência bancária ou cartão de crédito)

– Duração: 3 horas


Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre filmes e séries? Curta a nossa página no Facebook!

 

The following two tabs change content below.
Jornalista e radialista, é um dos fundadores do Bode na Sala. Tem 26 anos, se orgulha de ter nascido em São Borja, no interior do Rio Grande do Sul, e, atualmente, mora em Porto Alegre. Trabalhou em todas as áreas que se pode imaginar, mas acabou caindo no submundo geek. É fã do Jim Carrey, acha que o Ben Affleck é o melhor Batman do cinema, não suporta pseudo-cultismo e pretende dominar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close