Bode na Sala
Filmes Notícias

Algoritmo prevê qual será o filme vencedor do Oscar desse ano

Algoritmo prevê qual será o filme vencedor do Oscar desse ano

Uma das questões que mexe com a cabeça dos cinéfilos nessa época do ano é saber qual será o filme vencedor do Oscar. Por conta disso, Adam Levenson, do blog Trinkful, criou um algoritmo e, através de aprendizado da máquina (machine learning), ensinou um computador a prever o resultado do Oscar de uma forma quase perfeita.

Para provar a eficiência do sistema, Levenson realizou testes a cego e fez seu algoritmo prever os vencedores de outras 38 edições do Oscar. Ou seja, todas desde 1980. O programa acertou 37 vencedores, errando apenas a última edição do prêmio, quando Moonlight: Sob a Luz do Luar acabou vencendo La La Land: Cantando Estações. No entanto, vale lembrar, até a entrega dos prêmios foi confusa no ano passado. O algoritmo tá perdoado…

Para ensinar a máquina a prever resultados, Levenson usou “basicamente todos os dados públicos disponíveis”, desde os vencedores de outras premiações, até previsões de veículos de imprensa, nota dos críticos e por aí vai.

Tá, e para o Oscar de 2018? Então, o sistema já fez as previsões e decretou que A Forma da Água é o filme com mais chances de sair como grande vencedor da noite. E, no segundo lugar – também com boas chances – está Três Anúncios Para um Crime.

Mas não é só isso! O programa realizou um cálculo complexo que define quais as chances de cada filme levar a estatueta de Melhor Filme para casa. E todos têm alguma chance – mesmo que mínima – de faturar o Oscar, menos Corra! que, absurdamente, tem 0% de chances, de acordo com o algoritmo.

Confira o gráfico completo para ver todas as probabilidades:

A cerimônia de entrega do Oscar acontece em 4 de março. Confira todos os indicados aqui!


Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre filmes e séries? Curta a nossa página no Facebook!

 

The following two tabs change content below.
Jornalista e radialista, é um dos fundadores do Bode na Sala. Tem 26 anos, se orgulha de ter nascido em São Borja, no interior do Rio Grande do Sul, e, atualmente, mora em Porto Alegre. Trabalhou em todas as áreas que se pode imaginar, mas acabou caindo no submundo geek. É fã do Jim Carrey, acha que o Ben Affleck é o melhor Batman do cinema, não suporta pseudo-cultismo e pretende dominar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close