Bode na Sala
Filmes Notícias

A Forma da Água | Diretor de Amélie Poulain acusa Guillermo del Toro de plágio

Jean-Pierre Jeunet disse que cena de dança com os pés foi copiada de um filme seu realizado nos anos 90

A Forma da Água | Diretor de Amélie Poulain acusa Guillermo del Toro de plágio

Apesar do sucesso envolvendo A Forma da Água, diversas acusações de plágio envolvendo o novo filme de Guillermo del Toro vem sendo feitas. Recentemente, foram apontadas semelhanças com um curta-metragem de 2012 e com uma peça teatral dos anos 60 – leia aqui. Agora, o diretor francês Jean-Pierre Jeunet, conhecido mundialmente por O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, é o mais novo nome do cinema a denunciar del Toro.

Jeunet acusa o mexicano de copiar uma cena inteira de seu filme Delicatessen, lançado em 1991 (via IndieWire). A cena em questão apresenta os personagens de Sally HawkinsRichard Jenkins em uma dança com os pés enquanto assistem a um filme antigo. Há uma cena bastante parecida em Delicatessen, onde duas crianças fazem uma dança semelhante. Jeunet disse que confrontou del Toro sobre a cena:

“Eu disse a del Toro: ‘Você tem muita imaginação, muito talento. Por que então roubar as ideias dos outros?’ Ele me disse: ‘Nós devemos tudo a Terry Gilliam‘. De acordo com ele, ele não roubou dos outros, é Terry Gilliam quem nos influenciou. Quando ele faz a cena do casal sentado à beira da cama dançando com os pés, com o musical em segundo plano na TV, é tão copiado e colado de Delicatessen que houve um momento em que eu disse a mim mesmo que essa é a maior falta de respeito.”

Jeunet continuou dizendo que estava mais desapontado do que bravo com del Toro: “Guillermo tem talento suficiente para não fazer isso”, disse o francês. Ele acredita que del Toro estava com Delicatessen em sua mente quando realizou a cena, apesar de o diretor não ter listado Jeunet como sua influência para A Forma da Água.

Confira abaixo as cenas dos dois filmes e façam suas comparações:

A Forma da Água já está em cartaz nos cinemas nacionais. Você pode conferir nossa opinião sobre o filme aqui ou vendo o vídeo abaixo:


Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre filmes e séries? Curta a nossa página no Facebook!

The following two tabs change content below.

João Vitor Hudson

João Vitor Hudson é um editor de vídeos que está se formando em Publicidade & Propaganda aos 21. Ama cinema desde quando desejava as férias escolares só pra assistir todos os filmes do Cinema em Casa e da Sessão da Tarde. Ainda não possui o hábito de ver filmes de terror e é um pouco leigo quando se trata de cinema nacional, mas é um carinha boa praça que não dispensa ver um filme. Fã confesso do Nolan, Aronofsky e da Pixar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *