Bode na Sala
Filmes Notícias

A Forma da Água | Líder de indicações ao Oscar é acusado de se inspirar em peça de 1969

Longa de Guillermo Del Toro foi indicado a 13 categorias

A Forma da Água | Líder de indicações ao Oscar é acusado de se inspirar em peça de 1969

David Zindel, filho do dramaturgo Paul Zindel, está acusando a Fox Searchlight de supostamente ter utilizado uma peça de teatro de seu pai sem solicitar os direitos autorais no filme A Forma da Água. As informações são do THR.

Zindel (que gerencia o patrimônio de seu pai) diz que o filme de Guillermo Del Toro foi baseado em Let Me Hear You Whisper, de 1969, que conta a história de uma zeladora de um laboratório que faz experiências com mamíferos, e que acaba sentindo piedade de um golfinho que os cientistas planejam dissecar. Em A Forma da Água a história é bastante semelhante, e segue uma zeladora que estabelece uma forte conexão com uma criatura aquática da Amazônia que está sofrendo experiências de cientistas que planejam disseca-la.

“Estamos chocados que um grande estúdio seja capaz de fazer um filme tão obviamente retirado do trabalho de meu falecido pai sem que ninguém reconheça e venha a nós pelos direitos autorais, disse Zindel.

Entre as semelhanças alegadas, estão o fato de que ambas as histórias são ambientadas nos anos 60 durante a Guerra Fria, ambas as protagonistas se apaixonam pela criatura aquática, ambas as protagonistas encondem a criatura em meio a roupas sujas e, em ambas as histórias, as protagonistas ganham a confiança da criatura escondendo comida para ela.

O roteiro de A Forma da Água foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original, sendo creditado a Del Toro e Daniel Kraus.

Esta não é a primeira vez que semelhanças entre A Forma da Água e outra obra foram notadas. Recentemente, foram apontadas diversas semelhanças entre o longa de Del Toro e o curta de 13 minutos The Space Between Us, mas uma declaração da equipe que o produziu afirmou que “os filmes tem suas próprias identidades muito diferentes”.

A Forma da Água estreia em 01º de fevereiro no Brasil.


Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre filmes e séries? Curta a nossa página no Facebook!

The following two tabs change content below.

João Vitor Hudson

João Vitor Hudson é um editor de vídeos que está se formando em Publicidade & Propaganda aos 21. Ama cinema desde quando desejava as férias escolares só pra assistir todos os filmes do Cinema em Casa e da Sessão da Tarde. Ainda não possui o hábito de ver filmes de terror e é um pouco leigo quando se trata de cinema nacional, mas é um carinha boa praça que não dispensa ver um filme. Fã confesso do Nolan, Aronofsky e da Pixar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close