Bode na Sala
Críticas Filmes

O Touro Ferdinando | Crítica

Confira a opinião de Rafael Bernardes sobre a animação do brasileiro Carlos Saldanha!

O Touro Ferdinando | Crítica

Resultado de imagem para o touro ferdinando pôsterO Touro Ferdinando (Ferdinand)

Ano: 2017

Roteiro: Brad Copeland

Direção: Carlos Saldanha

Elenco: John Cena, Kate McKinnon, David Tennant, Gina Rodriguez, Bobby Cannavale, Anthony Anderson, Flula Borg, Daveed Diggs

Boas animações costumam ser divertidas para crianças e adultos, com uma história engraçada, muitas vezes leve e com um bom ritmo. O Touro Ferdinando segue essa linha, contendo ainda algumas reflexões sobre machismo, sociedade patriarcal e violência desnecessária. Além de falar muito sobre como são as Touradas na Espanha e sobre violência contra animais.

Ferdinando é um touro criado com outros de sua espécie em uma fazenda, onde há a mística de que quando um toureiro escolher o melhor touro, este vai atingir status e fama, fazendo com que os animais se motivem a serem os mais fortes. Ferdinando, ao contrário dos outros, é tranquilo, pacífico, contra a violência e adora flores. Ele sofre desde filhote, recebendo até um pouco de negação de seu pai, que foi o touro mais forte durante seus primeiros anos de vida.

Conforme a história vai avançando, o tempo passa e Ferdinando cresce, e muito. Ele se torna o maior e mais forte entre todos, mas sem ter treinado para isso. Diferentemente de seus colegas, ele foi criado com muito amor e carinho, mas foi obrigado a voltar à vida que tanto desprezava. A animação é leve na maior parte do tempo, com belos traços.

O ritmo do longa é ótimo, fazendo o espectador esquecer do mundo, imergindo-o na história. Alguns problemas são identificados, como a inclusão de cenas desnecessárias e algumas enrolações na narrativa. Principalmente na virada do segundo para o terceiro ato a produção perde força, cansando a quem assiste. Porém, isso não estraga toda a beleza do que está sendo contado.

Você pode apenas se divertir, se emocionar, ou até mesmo, refletir sobre diversos temas atuais em nossa sociedade. Alguns desfechos e diálogos são previsíveis, os personagens, em sua maioria, caricatos e alguns tornam-se bidimensionais. A mensagem acaba se tornando poderosa no final e a direção conduz muito bem a animação. Se trata de um belo longa, com alguns problemas e diversos acertos em sua realização.

Nota do crítico:

Nota dos usuários:

[Total: 1    Média: 3/5]

The following two tabs change content below.
Estudante de Jornalismo, formado em Programação. Fanático por Cinema, começou a gostar mesmo da sétima arte depois de velho. Estuda por conta própria e pretende seguir “carreira” como Crítico de Cinema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *