Bode na Sala
Filmes Notícias

Viva: A Vida é uma Festa | Filme teve título alterado no Brasil para evitar piadas

Animação estreia amanhã nos cinemas nacionais

Viva: A Vida é uma Festa | Filme teve título alterado no Brasil para evitar piadas

Viva: A Vida é uma Festa é como o mais novo filme da Pixar foi batizado no Brasil. No entanto, o título original da animação é Coco, simples e referenciando um dos personagens do filme. De acordo com o blog Pixar Brasil, que comenta as novidades da produtora, a coincidência linguística foi o motivo da mudança. As informações são do El País.

Em português, Coco pode ter dois sentidos. O primeiro seria coco, o fruto do coqueiro. Até aí, estaria tudo certo. Por outro lado, se a palavra ganha um acento circunflexo na segunda sílaba, significa fezes. Mesmo que não seja pronunciada da mesma forma que o nome do filme, para Verne Mariane Morisawa, jornalista especializada em cinema, o título seria um problema nas terras tupiniquins. “Os brasileiros brincam com tudo. Se essa palavra for usada, teríamos milhares de memes em poucos minutos”, diz a profissional.

Adrián Molina, codiretor do filme, ao lado de Lee Unkrich, confirmou a troca de título em uma entrevista à edição norte-americana do The Huffington Post, em junho de 2017, mas não sabia desse conflito idiomático. “O assunto surgiu em reuniões que tivemos para tornar o filme mais local em diversos países”, afirmou Molina.

Como dito anteriormente, Coco se refere ao nome de um importante personagem do longa, a bisavó de Miguel, o menino protagonista. Apesar disso, na dublagem brasileira, para evitar possíveis piadas, deixará de se chamar Mamá Coco para transformar-se em Lupita. Ou seja, nada de Coco em todo o filme.

Vale lembrar que, em 2015, a Disney anunciou que a princesa Moana se chamaria Vaiana na Espanha. A mudança ocorreu pelo fato do nome original da personagem ser uma marca registrada em vários países europeus, entre eles a Espanha, onde o nome pertence à empresa de cosméticos Casa Margot S.A. Na Itália, a princesa se chamou Oceania, pois Moana também era o nome de uma atriz pornô.

Viva: A Vida é uma Festa chega aos cinemas nacionais amanhã, 04 de janeiro. Confira a nossa crítica aqui!


Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre filmes e séries? Curta a nossa página no Facebook!

 

The following two tabs change content below.
Jornalista e radialista, é um dos fundadores do Bode na Sala. Tem 26 anos, se orgulha de ter nascido em São Borja, no interior do Rio Grande do Sul, e, atualmente, mora em Porto Alegre. Trabalhou em todas as áreas que se pode imaginar, mas acabou caindo no submundo geek. É fã do Jim Carrey, acha que o Ben Affleck é o melhor Batman do cinema, não suporta pseudo-cultismo e pretende dominar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close