Bode na Sala
Filmes Notícias

Brasileiros desenvolvem aplicativo que revela se filmes passam no Teste de Bechdel

Estudantes da PUC-RJ são os responsáveis

Brasileiros desenvolvem aplicativo que revela se filmes passam no Teste de Bechdel

Estudantes da PUC-RJ desenvolveram um aplicativo que analisa a representatividade feminina em obras cinematográficas. Através da ferramenta, disponível somente na App Store, é possível buscar um filme e saber se ele passa no Teste de Bechdel.

O aplicativo, chamado de Alice, tem cadastradas cerca de 60 mil páginas filmes e perfis de mais de 42 mil mulheres cineastas, permitindo que o usuário saiba se certo filme pesquisado teve mulheres envolvidas na produção.

O aplicativo pode ser baixado por aqui.

Os criadores do aplicativo são Ana Cardoso, Felipe Viberti, Gabriella Lopes e Guilherme Marques, que fazem parte do Centro Técnico Científico da PUC-Rio.

O Teste de Bechdel surgiu há 30 anos, com uma tirinha da cartunista Alison Bechdel, ironizando o modo como Hollywood sub-representa as mulheres e, hoje em dia, muitas produtoras filtram os roteiros através desse critério. O Bode na Sala, através do quadro Lady Bode, listou 11 filmes que passam no teste. Leia aqui.


Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre filmes e séries? Curta a nossa página no Facebook!

The following two tabs change content below.

João Vitor Hudson

João Vitor Hudson é um editor de vídeos que está se formando em Publicidade & Propaganda aos 21. Ama cinema desde quando desejava as férias escolares só pra assistir todos os filmes do Cinema em Casa e da Sessão da Tarde. Ainda não possui o hábito de ver filmes de terror e é um pouco leigo quando se trata de cinema nacional, mas é um carinha boa praça que não dispensa ver um filme. Fã confesso do Nolan, Aronofsky e da Pixar.

Latest posts by João Vitor Hudson (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close