Bode na Sala
Especiais Filmes

Lady Bode | 11 filmes que foram aprovados no Teste de Bechdel

O teste leva em consideração a relevância e a independência das personagens femininas em filmes!

Lady Bode | 11 filmes que foram aprovados no Teste de Bechdel

A regra é clara. Para ser aprovada no Teste de Bechdel, a trama precisa cumprir três regras: ter no mínimo duas personagens femininas com nome; ter ao menos uma cena em que as personagens conversem entre si; o papo não pode ser sobre homem. Parece fácil, né? Mas muitos filmes reprovam no desafio. Com certeza você já viu uma trama em que a mulher é “donzela em perigo” ou o interesse amoroso do herói. A ideia não é determinar se um filme é feminista ou não, apenas avaliar a relevância de uma personagem feminina e sua independência em relação aos homens da história. O teste surgiu há 30 anos, com uma tirinha da cartunista Alison Bechdel, ironizando o modo como Hollywood sub-representa as mulheres e, quem diria, virou coisa séria! Hoje em dia, muitas produtoras filtram os roteiros através desse critério.

Bateu a curiosidade de assistir um filme que passou no teste? O Lady Bode selecionou 11 belas obras que foram aprovadas com louvor:


  • Cisne Negro (2010)

 

Dirigido por Darren Aronofsky, Cisne Negro conta a trajetória da bailarina Nina Sayers, interpretada por Natalie Portman, que consegue o papel de protagonista no espetáculo de ballet “O Lago dos Cisnes”. Ao longo do filme, Nina passa de uma personalidade delicada e frágil, mais compatível com o cisne branco, a uma personalidade mais sombria, compatível com o cisne negro. A protagonista tem conversas com sua mãe, Erica Sayers (Barbara Hershey), sobre dança e carreira, e com outra bailarina, Lily (Mila Kunis).


  • Juno (2007)

A adolescente Juno MacGuff, interpretada por Ellen Page, dá nome ao filme, dirigido por Jason Reitman. A protagonista encara uma gravidez indesejada e toma uma decisão inesperada quanto ao destino da criança. Ela tem conversas importantes com sua melhor amiga Leah (Olivia Thirlby) e com sua madrasta Bren MacGuff (Allison Janney) sobre assuntos como sua vida pós-gravidez e o futuro da própria criança.


  • Volver (2006)

O filme Volver, de Pedro Almodóvar, traz Penélope Cruz no papel de Raimunda, uma jovem mãe de uma filha adolescente, casada com um marido desempregado. Com problemas financeiros, Raimunda acumula vários empregos. Sua irmã mais velha, Soles (Lola Dueñas) possui um salão de beleza ilegal. A trama ganha uma reviravolta quando Paula (Yohana Cobo), tia delas, falece e o marido de Raimunda é encontrado morto. O filme reúne as situações inusitadas, típicas de Almodóvar, e a conversa entre as personagens femininas passam por diversos temas, desde a morte da tia a questões cotidianas da vida de Raimunda.


  •  Pequena Miss Sunshine (2006)

Em Pequena Miss Sunshine, dirigido por Jonathan Dayton e Valerie Faris, a menina Oliver Hoover (Abigail Breslin) resolve se candidatar a um concurso de beleza mirim. A família toda decide ajudar na realização do sonho da garota e parte em uma viagem até o lugar da competição. O filme passa no teste por Oliver conversar com sua mãe sobre questões cotidianas da vida de uma menina.


  • Garota, Interrompida (1999)

 

O filme Garota, Interrompida, dirigido por James Mangold, se passa nos anos 1960, nos Estados Unidos, e conta a história de Susanna Kaysen (Winona Ryder), uma jovem diagnosticada com “ordem incerta de personalidade”. Quando internada em um hospital psiquiátrico, ela conhece outras garotas, como Lisa (Angelina Jolie). As personagens conversam sobre suas condições e sobre um plano de fuga que poderia tirá-las dali.


  • As Horas (2002)

Dirigido por Stephen Daldry, o filme As Horas acompanha as histórias de três protagonistas diferentes: uma escritora norte-americana contemporânea, Clarissa Vaughan (Meryl Streep), uma dona de casa dos anos 1950, Laura Brown (Julianne Moore), e a escritora Virginia Woolf (Nicole Kidman). Contada em três tempos diferentes, a trama mostra conversas sobre assuntos diversos além dos homens nos três momentos do filme.


  •  Blue Jasmine (2013)

 

Do diretor Woody Allen, o filme Blue Jasmine, estrelado por Cate Blanchett, passou no teste. O enredo gira em torno de Jasmine, um ex-socialite que se vê obrigada a trabalhar. A maior parte dos diálogos entre a protagonista e sua irmã, Ginger, são sobre questões existenciais da própria Jasmine. Bônus: Vicky, Cristina, Barcelona, outro filme de Allen, também foi aprovado no Teste de Bechdel.


  • Histórias Cruzadas (2011)

 

Dirigido por Tate Taylor, Histórias Cruzadas se passa nos Estados Unidos dos anos 1960. Skeeter Phelan, vivida por Emma Stone, é uma jovem escritora que decide contar as experiências de empregadas negras em um momento em que o país lutava pelos direitos civis igualitários. O filme é cheio de personagens femininas fortes, como Aibileen Clarck (Viola Davis), umas das empregadas que conta sua história. Skeeter e Aibileen têm diversas conversas sobre as situações de preconceito na época.


  • Valente (2012)

 

Dirigido por Brenda Chapman, Valente é uma animação da Disney/Pixar, que conta a história de Merida, uma jovem de espírito livre que se recusa a herdar o trono dos pais, preferindo cavalgar pelas planícies selvagens da Escócia e praticar o seu esporte favorito, o tiro ao arco. Merida tem diálogos e discussões com a sua mãe, tratando sobre liberdade e autonomia.


  • Caça-Fantasmas (2016)

 

Caça Fantasmas, dirigido por Paul Feig, traz uma nova versão da franquia dos anos 1980, com quatro mulheres protagonistas, sendo que nenhuma morre e conseguem salvar a cidade de Nova York sem precisar de um homem para ajudá-las ou promovê-las.


  • A Chegada (2016)

 

Em A Chegada, dirigido por Denis Villeneuve, a Dra. Louise Banks (Amy Adams), entra em uma incrível jornada de autoconhecimento e descobertas, valendo-se da ciência e da inteligência para estabelecer contato com uma civilização alienígena. Apenas ela consegue compreender as intenções dos heptapodes, inaugurando uma nova era para a raça humana.


Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre filmes e séries? Curta a nossa página no Facebook!

The following two tabs change content below.

Elaine Timm

Aspirante a gente, Elaine é gaúcha, formada em Jornalismo, atua como social media e curte freelas. Blogueira de várzea, arrisca escritas diversas. Cinéfila, musical e nerd desde criança, quer ser Jedi, mas ainda é Padawan. Save Ferris.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *