Bode na Sala
Críticas Destaque Filmes

As Aventuras do Capitão Cueca: O Filme | Crítica

Confira a opinião de Rafael Bernardes sobre a animação da DreamWorks!

As Aventuras do Capitão Cueca: O Filme | Crítica

Resultado de imagem para as aventuras do capitão cueca posterAs Aventuras do Capitão Cueca: O Filme (Captain Undeperpants: The First Epic Movie)

Ano: 2017

Roteiro: Nicholas Stoller

Direção: David Soren

Elenco: Kevin Hart, Thomas Middleditch, Ed Helms, Nick Kroll, Jordan Peele, Kristen Schaal, Brian Posehn, David Soren

Animações feitas para crianças, mas que também agradam adultos. Geralmente, a qualidade dessas obras é grande o suficiente para pegar ambos os públicos. Podemos usar como exemplos Frozen, Divertida Mente, entre outros. As Aventuras do Capitão Cueca: O Filme está em um nível abaixo, mas se encaixa nessa atribuição. O humor escrachado, que brinca com ele mesmo, faz com que a obra posso ser divertida para todo mundo.

A história conta a trajetória de Jorge e Haroldo, dois amigos que, na verdade, são crianças comuns tentando se divertir. Há a figura do diretor Krupp, o clássico autoritário, que quer estragar a farra dos meninos. A dupla, além de realizar pegadinhas com professores, fazem história em quadrinhos, em que um escreve e o outro desenha. A imaginação deles é fértil, como de qualquer jovem naquela idade e a representação do que se passa em suas cabeças é muito bem feita.

A direção da animação apresenta um bom dinamismo, mesclando a história principal com o imaginário dos protagonistas. O trabalho de dublagem nacional é excelente, dando vida e coerência para cada personagem. A construção da trama é ótima, realizando ótimos atos iniciais, mas caindo na parte final do longa.

O roteiro é redondo, com uma trama envolvente e um ótimo ritmo. As piadas (quase todas) são engraçadas e, quando apela para o humor escatológico, brinca com esse fato, não se levando a sério. O humor debocha do próprio filme diversas vezes, havendo a quebra da quarta parede, deixando a história ainda mais divertida.

Além de ser um filme engraçado, As Aventuras do Capitão Cueca apresenta diversas críticas a autoridades, bullying e principalmente, ao sistema de ensino tradicional. A escola é retratada como um ambiente hostil, onde as aulas não são atrativas e os professores não possuem motivação para trabalhar. A figura do diretor, como uma espécie de general, é bem atribuída, fazendo sentido cada atitude dos personagens.

Há referências ao filme The Wall, na cena que virou clipe da música “Another Brick In The Wall”, da banda Pink Floyd. Porém, o longa não se limita a realizar críticas profundas, ele faz pensar, mas diverte ao mesmo tempo. O absurdo é abraçado diversas vezes, alinhando-se com a realidade no ponto certo. O desfecho passa uma mensagem positiva, mesmo que um tanto clichê. Se trata de um bom filme para ver em família, rir e pensar um pouco sobre como as crianças se sentem em suas escolas.

Nota do crítico:

Nota dos usuários:

[Total: 1    Média: 5/5]

The following two tabs change content below.
Estudante de Jornalismo, formado em Programação. Fanático por Cinema, começou a gostar mesmo da sétima arte depois de velho. Estuda por conta própria e pretende seguir “carreira” como Crítico de Cinema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *