Bode na Sala
Especiais Filmes Netflix

Dica de quinta | 5 filmes independentes para assistir na Netflix

Dica de quinta | 5 filmes independentes para assistir na Netflix

Os projetos “livres” dos grandes investimentos dos estúdios, muitas vezes contam com maior liberdade criativa para abordar temas diferentes. Por mais modesto que seja o orçamento, o resultado pode ser surpreendente. Confira abaixo os títulos disponíveis na Netflix:

O Lutador – 2008 (The Wrestler)

Mickey Rourke interpreta Randy, um lutador solitário e com aparência desfigurada. Há vinte anos, ele deixou de ser um ícone dos ringues e se vê forçado a ganhar a vida brigando diante de um punhado de fãs em ginásios do ensino médio e centros comunitários em Nova Jersey. Mais tarde, quando a perspectiva de uma revanche de alto perfil com seu inimigo de longa data se apresenta, Randy é forçado a colocar o seu estado físico deplorável contra o desejo de ouvir a multidão gritar pelo seu nome uma última vez, um retorno que pode muito bem matá-lo. Dirigido por Darren Aronofsky, o filme é um retrato pungente da vida de um lutador aposentado.

Faça a Coisa Certa – 1989 (Do the Right Thing)

Lançado em 1989, o filme foi escrito e dirigido pelo lendário Spike Lee, foi um marco no cinema na época. Durante um verão extremamente quente no final dos anos 80, seguimos a rotina de algumas pessoas do bairro do Brooklyn, durante um dia. Na região, historicamente, diferentes moradores (com predominância de negros e latinos) vivem em constante tensão racial por conta de ser uma das áreas mais pobres de Nova York. À medida que o tempo avança, a temperatura e os conflitos aumentam, até que somos levados para uma tragédia. Com diálogos marcantes, o longa lança um olhar sobre o racismo de diferentes grupos e a forma como a sociedade valoriza a propriedade de um homem branco acima da vida de um homem negro.

Shame – 2011

No filme do britânico Steve McQueen, Brandon Sullivan (Michael Fassbender), é um homem bonito, bem-sucedido e viciado em sexo. Não importa quantas parceiras ele tenha, sua existência é completamente vazia. Sua rotina no mundo da pornografia é exposta com a chegada de Sissy (Carey Mulligan), sua irmã, que vai passar uma temporada na casa dele. Brandon vai ter que lidar com problemas familiares e sentimentos, além da sua doença. Com inúmeras cenas de sexo, nada no roteiro é gratuito. O próprio título do filme, vergonha, retrata o estado permanente do personagem diante do moralismo da sociedade. Até onde o prazer instantâneo pode comandar a vida de um homem contemporâneo?

Docinho da América – 2016 (America Honey)

Star (Sasha Lane), é uma jovem adolescente com uma vida problemática, ela foge com uma equipe de vendas ambulante que percorre todo o centro oeste da América, vendendo assinaturas de revistas. Para encontrar o seu lugar no grupo, ela entra no estilo de vida onde dominam as longas noites de festa, dias sem regras e amor juvenil. Muito mais que um filme sobre rebeldia, a violência que às vezes assombra as equipes de vendedores itinerantes é destaque na narrativa. O que a diretora britânica Andrea Arnold expõe, são personagens que são produtos do meio que vivem, de uma sociedade economicamente falida e sem muitas perspectivas. Com mais de três horas de duração, a trama é uma experiência cinematográfica visceral.

A incrível Jessica James – 2017 (The Incredible Jessica James)

Jessica James (interpretada pela comediante Jessica Williams) é apaixonada pelo teatro, e sonha em ser uma dramaturga de sucesso. Vivendo em Nova York, ela cria uma amizade com um cara enquanto se recupera de um término amoroso. A “dramédia” apresenta um olhar contemporâneo dos romances na era pós-moderna, sobre os encontros fracassados marcados em aplicativos de namoro e as expectativas criadas nas redes sociais em relação a outras pessoas. É uma trama que não exerce muita profundidade, praticamente o longa se resume em acompanhar a rotina da protagonista. A narrativa até poderia ter apostado em mais camadas e ido mais longe, mas, nesse caso, a objetividade do filme ecoou mais efeito.

The following two tabs change content below.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *