Bode na Sala
Filmes Notícias

Christopher Nolan é questionado por escritora pelo retrato embranquecido de Dunkirk

Christopher Nolan é questionado por escritora pelo retrato embranquecido de Dunkirk

Em seu novo projeto, Dunkirk, o diretor Christopher Nolan se baseia em um episódio real da Segunda Guerra Mundial – a Batalha de Dunquerque. O longa foca em retratar a evacuação desses soldados por via marítima – na chamada Operação Dínamo de 1940, quando a tropa britânica e francesa foi encurralada por alemães ao norte da França – contudo, não foi definido pelo diretor como um filme de guerra.

No entanto, alguns historiadores ficaram intrigados com a narrativa de Nolan. Recentemente, a escritora indiana Sunny Singh, em um artigo publicado pelo The Guardian, realizou uma análise comparativa do filme com os eventos da época. Singh chamou a trama de “guerra de fantasia, disfarçada de história”.

“O filme de Christopher Nolan é uma fantasia brexitiana descarada, mal planejada e executada, em que os britânicos corajosos se afastam das perigosas praias da Europa”, disse a autora ironizando a obra. Singh, então, articula que a imprecisão de Dunkirk é desrespeitosa com os imigrantes e todos os não brancos, que também foram importantes nos eventos da batalha. “O exército francês de Dunquerque incluiu soldados do Marrocos, Argélia, Tunísia e outros países, e em números substanciais. É possível ver alguns rostos não brancos em uma cena de multidão, e só.”

Complementa que uma produção branca como essa, não é um acidente. Um projeto com grande orçamento, baseado em uma vasta pesquisa, escolheu muito bem a estética que desejava imprimir na tela.

“… histórias também são o único caminho para humanizar quem é considerado desumano; para evocar piedade, compaixão, simpatia, até amor por aqueles que são estranhos e estrangeiros. Histórias decidem a diferença entre vida e morte. E é por isso que Dunkirk — e, de fato, qualquer história — nunca é apenas uma história”, a escritora conclui que essa é mais uma obra que pratica o embranquecimento no cinema.

Leia a nossa crítica do filme ou confira o vídeo no canal.

The following two tabs change content below.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close